Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 12 de março de 2015

Naruto: O Exame Chuunin

O Exame Chuunin que falarei aqui é o arco que aconteceu com os protagonistas da série Naruto (fase clássica), que abrange os episódios do 20 ao 67 e os capítulos do 34 ao 115. Na verdade, será um grande resumo do Exame Chuunin inteiro.

Tudo começa com o retorno do Time Kakashi após a grande missão no País das Ondas. 
Naruto está sozinho em uma rua quando percebe que está sendo seguido. Os aprendizes de ninja Konohamaru, Moegi e Udon estão seguindo-o e se escondendo em um péssimo disfarce, uma pedra quadrada. Naruto grita com eles, mas é interrompido pela chegada de Sakura.
Naruto e Konohamaru fazem um pequeno comentário e apanham de Sakura. Enquanto a moça ia embora, Konohamaru faz outro comentário, porém sobre a testa dela. Sakura ouve e corre para bater neles de novo, porém param quando se deparam com ninjas estranhos na rua. Konohamaru, sem querer, tromba com um deles, que o ergue no ar. São os ninjas da Areia Kankuro e Temari.
Kankuro fica irritado com o que ele diz ser crianças brincando de ninjas e tenta agredir Konohamaru, mas seu golpe é impedido por uma pequena pedra. Era Sasuke, que estava no topo de uma árvore e diz uma frase de efeito que deixa Sakura, Moegi e até Temari impressionadas.
Eis que surge Gaara, o parceiro de Kankuro e Temari, falando para todos irem embora. Kankuro e Temari tremem de medo do parceiro e Sasuke fica impressionado com o novo sujeito. O trio está ali para o próximo Exame Chuunin
Os senseis de todas as equipes são avisados do torneio e se encontram com o Terceiro Hokage para indicar seus alunos. Eles indicam todos os seus alunos, mesmo sendo novatos formados há pouco tempo. Mais tarde Kakashi avisa aos seus três aprendizes que ele os inscreveu no exame. Naruto fica empolgado, Sasuke fica indiferente e Sakura fica temerosa.
Enquanto isso ninjas de vários países chegam a Aldeia da Folha.


Esse é o número de participantes:

Aldeia da Folha: 87
Aldeia da Areia: 30
Aldeia da Chuva: 21
Aldeia da Grama: 6
Aldeia da Cachoeira: 6
Aldeia do Som: 3

No anime os números variam: Folha tem 72, Grama 15 e Cachoeira 12, mas no fim acabam sendo 153 participantes do mesmo jeito.

Naruto, Sasuke e Sakura chegam a um corredor onde os participantes estão concentrados e veem a dimensão do que enfrentarão, vários ninjas de vários lugares. Lá encontram Rock Lee, que logo de cara anuncia seu amor por Sakura e lhe pede em namoro. Sakura recusa e diz que ele é estranho. Conhecem a equipe de Lee, Neji e Tenten. E reencontram velhos amigos da academia ninja que agora também estão participando, como o Time 8 e o Time 10.
O trio também conhece Kabuto Yakushi, um ninja mais velho que diz já ter prestado o exame seis vezes, sendo esta a sétima, mas nunca chegou a concluir qualquer um deles. Por isso ele tem um conhecimento muito grande sobre os participantes, revelando alguns dados que ele guarda em cartas de identificação.

Primeira fase
Examinador: Ibiki Morino
Todos os participantes são enviados a uma sala de teste escrito. O examinador é ninguém menos que o especialista em torturas psicológicas Ibiki Morino. Em cada frase sua ele incentiva os participantes a desistirem. Naquela sala eles farão uma prova contendo nove questões, sendo que uma décima seria anunciada em voz alta quando determinado período de tempo se passasse. A única regra é "não copiar a resposta de outra pessoa". Para prevenir isso há vários auxiliares do examinador sentados ao redor da sala observando a tudo atentamente.

A prova começa e o tempo passa, deixando todos apreensivos. A questão era que as nove questões era muito complicadas por estarem em um nível que um genin jamais conheceria. Alguns participantes entendem o objetivo da prova: colar sem ser percebido. Esse objetivo era para treinar as habilidades de disfarce e espionagem dos alunos, algo que um bom ninja deve ser especialista.
Então Ibiki anuncia que vai divulgar a última pergunta, mas antes pergunta se alguém quer desistir. Naruto grita com ele, discursando e apresentando sua determinação em tornar-se Hokage. Ibiki fica satisfeito e aprova todos que estavam na sala naquele momento, pela coragem de chegarem até ali sem desistir.

Segunda fase
Examinador: Anko Mitarashi
A nova examinadora, Anko, faz uma entrada dramática e berra em sua chegada. Ela anuncia a segunda fase, que será um teste de sobrevivência na Floresta da Morte.
Cada time vai receber um pergaminho, que pode ser um pergaminho da Terra ou do Céu. Depois eles serão soltos no perímetro de um círculo cujo centro é uma grande torre. O objetivo da fase é chegar à torre com dois pergaminhos diferentes em posse, para isso é preciso tomar um pergaminho de outra equipe e torcer para que ele seja diferente do que já tem. Uma regra fica bem clara: é proibido abrir o pergaminho enquanto estiverem na floresta.
Com seu pergaminho, cada equipe entra por um portão diferente da floresta. Logo nos primeiros momentos Naruto, Sasuke e Sakura encontram um misterioso ninja, que diz chamar-se Orochimaru. Naruto e Sasuke o enfrentam, mas ele parece poderoso demais. Orochimaru afeta o selo da bijuju de Naruto atrapalhando seu fluxo de chakra. Depois ele morde o pescoço de Sasuke deixando nele um selo amaldiçoado e oferecendo poder suficiente para realizar sua vingança. Então o vilão vai embora, deixando Sakura sozinha com seus parceiros inconscientes.


Para piorar surgem três ninjas do Som (Dosu, Zaku e Kin) que dizem ter a missão de acabar com Sasuke. Sakura tenta defendê-los mas logo é derrotada, tendo até que cortar o cabelo desesperadamente com sua kunai para escapar dos inimigos. Então surge Lee para defendê-la.
Porém nem mesmo Lee é capaz de enfrentar o trio do Som e é derrotado. Quando tudo parecia perdido de novo, surge o Time 10 (Time Asuma): Shikamaru, Ino e Chouji, que se oferecem para ajudar. 

Chouji enfrenta Zaku, Shikamaru prende Dosu com seu jutsu de sombras e Ino invade a mente de Kin. Mas os ninjas do Som se mostram sem coração ao atacarem a própria parceira para se livrarem de Ino. O jutsu de Shikamaru chega ao limite e se desfaz, deixando todos vulneráveis. Só que mais ajuda chega. Neji e Tenten chegam em busca de Lee e Neji ativa seu Byakugan, deixando todos surpresos. Mas ele diz que não precisa intervir. Sasuke acordou.
Mas não parece o mesmo Sasuke. Ele estava com o selo da maldição ativado, deixando metade de seu corpo coberto com manchas negras. E o Sharingan estava ativado. Todos ficam surpresos com a quantidade de poder que conseguem sentir.
Não demora muito para Sasuke atacar. Ele desvia dos ataques dos inimigos e surge rapidamente atrás deles. Ele desloca os dois braços de Zaku com facilidade, imobilizando-o. Sasuke caminhava para realizar uma carnificina, cego pelo poder e furioso por terem machucados seus amigos, mas Sakura o impede, abraçando-o. Ele parece "acordar" e o selo regride.
Dosu se rende e pede para ir embora, deixando seu pergaminho como desculpas e levando seus amigos para longe. Com os dois pergaminhos, o Time 7 se recupera com os amigos e seguem rumo a torre.

Longe dali, bem mais cedo, o Time 8 (Kiba e seu cão Akamaru, Hinata e Shino) conseguem o pergaminho fácil usando uma armadilha contra rivais. A caminho da torre eles param para observar uma luta. A ideia de Kiba é esperar a luta acabar para atacar o time vencedor e pegar seu pergaminho, já que se eles ficarem com três haverá uma equipe a menos mais tarde.
A luta é entre três ninjas da Chuva (Shigure, Baiu e Midare) contra os três jovens estranhos da Areia (Gaara, Kankuro e Temari). Shigure ataca fazendo chover agulhas, mas uma defesa de areia protege Gaara sem que ele precise fazer jutsu ou até se mexa. Então é a vez de Gaara que usa o Caixão de Areia para esmagar Shigure sem piedade. Depois destrói seus aliados. Kiba e seu time ficam apavorados com a crueldade e tremem de medo, esperando um momento para fugir.  

Na torre, Anko (que revela também ter um selo amaldiçoado) acompanha um vídeo que mostra Gaara e seu time terminando a fase 1 hora e 37 minutos após seu início, um novo recorde, sendo que o antigo era de 4 horas! Anko se reúne com o Hokage e alerta que Orochimaru está na aldeia, a única explicação para seu selo estar se manifestando. Todos entendem que a situação é crítica, mas resolvem não interromper o exame.
Enquanto iam para a torre, o Time 7 resolve fazer uma parada e Sasuke vai buscar gravetos para uma fogueira. Naruto sente-se tentado a abrir o pergaminho. Mas quando estava prestes a abri-lo Kabuto aparece e o impede, avisando sobre o poderoso jutsu que afeta quem fazer isso. Os quatro seguem viagem juntos, enfrentando no caminho um time de ninjas da Chuva e seus clones.


No fim, sete equipes chegaram ao final da prova e passaram para a próxima fase.

1. Naruto, Sasuke e Sakura
2. Kiba, Akamaru, Hinata e Shino
3. Ino, Shikamaru e Chouji
4. Neji, Lee e Tenten
5. Gaara, Kankuro e Temari
6. Dosu, Kin e Zaku
7. Kabuto, Yoroi e Misumi

Fase preliminar
Examinador: Gekko Hayate
Uma fase preliminar foi necessária para diminuir o número de participantes, que foi excessivamente alto nessa edição.
Hayate Gekko, o examinador, surge e questiona se alguém quer desistir. Kabuto levanta a mão e diz que seu limite já foi atingido, ele desiste. Restaram, portanto, um número par de 20 participantes. A fase preliminar era simplesmente um combate um contra um em uma pequena arena. Os espectadores eram apenas os classificados e seus mestres.

As lutas foram as seguintes, em ordem:

Sasuke Uchiha x Yoroi Akado

Yoroi já começa mostrando seus jutsus baseados em absorção de chakra do adversário. Para complicar as coisas, Sasuke sofre com dores e paralisação causadas pelo selo amaldiçoado, e ainda está ficando sem chakra. Só lhe resta usar taijutsu. Então Sasuke usa o Shishi Rendan, técnica que copiou de Rock Lee com seu Sharingan, vencendo Yoroi.

 
Quando a luta acaba, Kakashi vai rapidamente a arena e tira Sasuke de lá, levando-o a uma sala onde ele realiza alguns selos e jutsus para bloquear as ações do selo amaldiçoado no seu aluno, que desmaia. Sozinho, Kakashi encontra Orochimaru e eles têm uma breve conversa.

A segunda luta começa.

Zaku Abumi x Shino Aburame

Zaku revela algo antes da luta começar, ele ainda pode usar os dois braços, mas com certa dificuldade. Após alguns movimentos nada ameaçadores, Zaku se prepara para atacar com força total. Porém Shino se mostra mais esperto. Usando insetos ele entope as saídas de som das mãos de Zaku e quando este usa seu ataque, seus braços são danificados. No mangá fica bem explícito que seus braços explodem violentamente.


Misumi Tsurugi x Kankuro

Kankuro apoia no chão a misteriosa múmia que carrega nas costas. Misumi se mostra mais rápido e usa sua habilidade de se esticar para envolver seu adversário completamente, quebrando o seu pescoço. Hayate fica desesperado e prestes a interferir, mas Kankuro ainda se move e revela ser na verdade uma marionete. O verdadeiro Kankuro surge da múmia e usando fios de chakra ele controla a marionete para imobilizar e derrotar Misumi.

 
Sakura Haruno x Ino Yamanaka

As duas rivais finalmente se encontram frente a frente para lutar. Em meio a lembranças da infância e diálogos intermináveis as duas trocam golpes fortíssimos. Ino também corta seu cabelo, espalhando-o pela arena, com o pretexto de estar determinada a não ter medo, como Sakura disse ao cortar o seu. Mas na verdade o cabelo estava cheio de chakra que serviu para imobilizar Sakura. Ino usa sua troca de mente e invade Sakura, mas esta se revela bem forte e faz Ino voltar para seu corpo. Elas lutam mais, deixando a luta surpreendentemente longa até as duas ficarem sem chakra, quando finalmente causam um nocaute duplo. A luta deu empate e as duas foram desclassificadas.



Temari x Tenten

Foi uma luta rápida. Tenten ataca usando seus golpes básicos, que consistem em invocar armas de pergaminhos. Mas Temari sempre usa seu leque que cria ventos poderosos, avançando a potência do ataque de acordo com as "luas" que sua arma exibe. Esses ventos rebatem as armas de Tenten. A luta é definida quando Tenten é derrubada de costas sobre o leque, nocauteada. 



Shikamaru Nara x Kin Tsuchi
Shikamaru se vê num dilema. Ele precisa ganhar, mas possui a ética pessoal de nunca bater em uma mulher que seu pai lhe ensinou por anos. Para resolver seu isso ele usa seu intelecto anormal. Após alguns ataques baseados em som da adversária, Shikamaru joga uma simples shuriken (Kin é obrigada a fazer o mesmo). Para se desviar da arma de Kin, Shikamaru simplesmente curva seu corpo para trás e novamente Kin é obrigada a fazer o mesmo, porém estava próxima demais de uma parede. O objetivo de Shikamaru ao jogar a shuriken era simplesmente desviar a atenção de Kin para a parede atrás dela. Ao bater a cabeça na parede ela desmaia e Shikamaru vence.


Naruto Uzumaki x Kiba Inuzuka

Kiba revela que Akamaru pode se transformar em um clone seu e ambos tomam uma pílula que aumenta suas habilidades. A luta fica equilibrada, pois embora Naruto apanhe muito ele está determinado a não desistir nunca. Em meio a uma cortina de fumaça lançada, Naruto se transforma em Kiba, que fica confuso e acaba nocauteando Akamaru pensando que ele era o impostor. Quando ninguém menos espera, Naruto acaba peidando na cara de Kiba, que sofre por ter o olfato muito apurado. Então Naruto finaliza usando o Combo Uzumaki, uma cópia do Shishi Rendan de Sasuke (que por sua vez é cópia do jutsu de Lee).




Hinata Hyuuga x Neji Hyuuga

Uma luta entre primos, cujos ramos familiares diferentes não mantém uma boa relação. Hinata não fica motivada em lutar até que Naruto, sua paixão secreta, grita para motivá-la. Então ela se mostra uma ninja muito hábil, mas não é páreo para Neji. Os dois usam o Punho Suave, uma técnica do clã que bloqueia pontos de chakra do corpo. Após uma luta equilibrada, Neji revela ter bloqueado o fluxo de chakra de Hinata, deixando-a muito debilitada. Sem piedade, quando vai dar o golpe final, Neji é segurado pelos senseis presentes e pelo examinador que previam o efeito devastador que o golpe teria. Hinata cai derrotada mesmo sem ser atingida.



Gaara x Rock Lee

Lee já não aguentava mais esperar para lutar, por isso nem se importa com o adversário, que é o Gaara. Lee usa somente golpes comuns, taijutsu, mas todos eles param na defesa absoluta de areia de Gaara. Então Lee retira enormes pesos que tinha preso nas pernas (que usava para treinar), deixando-o com uma velocidade surpreendente. Mas ele estava atacando um simples clone de areia. Quando Gaara reaparece, Lee começa a abrir os portões de chakra. Ele consegue abrir até o cinco (são oito, mas só o primeiro já que quase impossível de ser atingido) e acerta seu primeiro golpe, deixando Gaara com medo pela primeira vez na vida, fazendo com que ele use seu golpe mortal. Quando está prestes a matar Lee, Gai interrompe a luta para salvar seu aluno, mas ainda assim Lee fere-se gravemente na coluna.
 


Chouji Akimichi x Dosu Kinuta

Outra luta rápida. Chouji as mesmas habilidades que usara contra Zaku na floresta, as quais Dosu agora conhecia. Usando o bracelete em seu pulso, Dosu nocauteia Chouji com uma forte onda sonora.



Os classificados para a próxima fase são: Sasuke, Shino, Kankuro, Temari, Shikamaru, Neji, Naruto, Gaara e Dosu.

Um mês de intervalo é oferecido aos classificados para que possam treinar. Kakashi escolhe treinar Sasuke, deixando para seu amigo Ebisu a missão de treinar Naruto. Após um pouco e sofrido tempo com o tarado e atrapalho Ebisu, Naruto conhece Jiraiya e pede para treiná-lo. Após muita insistência, Jiraiya aceita.
Alguns eventos ocorrem, porém não cabe explicá-los detalhadamente aqui, fica pra depois! Farei apenas um breve resumo: Naruto treina para aprender a invocar sapos e controlar seu chakra com Jiraiya, Sakura vai ao hospital visitar Lee (que devido aos ferimentos talvez nunca mais lute), Gaara mata Dosu quando este tentou atacá-lo e o sensei de Gaara, Baki, mata Hayate quando este descobre o que estava por vir.


Terceira fase
Examinador: Genma Shiranui
A terceira fase enfim começa. Ela consiste em duelos um contra um, porém difere das preliminares por ser em um estádio com público. Até o Hokage e o Kazekage estão ali para assistir, assim como os alunos que não se classificaram. As lutas começam logo.


Naruto Uzumaki x Neji Hyuuga
Naruto chega disposto a se vingar pelo que Neji fez com Hinata. Enquanto lutam Neji faz um discurso interminável sobre o destino, enquanto Naruto mantém confiança na sua vitória. Neji usa seu punho suave, além de várias técnicas do clã Hyuuga enquanto Naruto mantém sua luta com clones. Neji aos poucos vai bloqueando o fluxo de chakra de Naruto, mas este tenta usar o que aprendeu com Jiraiya e luta internamente para pegar um pouco do chakra da bijuu em seu corpo. No fim ele consegue o chakra, engana Neji e emerge por um buraco no chão, dando um soco direto no queixo do seu adversário e vencendo a luta.




No sorteio, Sasuke seria o próximo a lutar, mas ele ainda não havia chegado, motivo suficiente para desqualificá-lo. Porém a plateia clama e afirma que muitos estavam ali só para ver o último Uchiha lutar, forçando a comissão do exame a deixar a luta mais para frente e chamar os próximos.

Shino Aburame x Kankuro
Quando a luta está para começar, Kankuro desiste. Ele afirma que precisa manter suas técnicas em segredo para o que está por vir.

Temari x Shikamaru
Shikamaru fica decepcionado por ter que enfrentar uma mulher de novo. A luta começa e ambos começam a usar suas estratégias. Shikamaru tenta prender sua sombra a de Temari, mas a garota é bem esperta e consegue se desviar. Ela também consegue perceber o quanto Shikamaru consegue expandir sua sombra, permitindo que ela mova-se a uma distância segura enquanto ataca com seu leque. Shikamaru faz vários ataques aparentemente aleatórios, mas que nem chegam perto de Temari, que havia riscado no chão com o leque uma linha que determinava sua "área segura". Todos ficam surpresos pensando que Shikamaru finalmente foi derrotado na estratégia, mas ele revela-se mais esperto que todos. Os ataques foram premeditados e serviram para encher Temari de confiança e deixá-la distraída, enquanto a fazia se mover para um ponto onde Naruto havia feito um buraco no chão na luta contra Neji. Pois Shikamaru usa sua sombra por dentro desse buraco e consegue prender Temari. Mas quando estava tudo ganho, ele repensa o trabalho que daria vencer, pois teria que enfrentar mais pessoas e treinar ainda mais. Preguiçoso como sempre, Shikamaru desiste, surpreendendo a todos.



Sasuke Uchiha x Gaara
O tempo dado a Sasuke está prestes a se esgotar e ele será eliminado, mas eis que ele surge fazendo uma entrada dramática em um furacão de folhas junto com Kakashi, para delírio da plateia.
A luta começa e Sasuke se revela muito mais rápido, mais até que a areia. Ele consegue desferir golpes muito fortes em Gaara, que percebe a inutilidade da defesa comum. Então ele entra em um casulo de areia e começa a invocar o bijuu que ele também tem dentro do corpo. Sasuke revela a nova técnica que aprendeu com Kakashi, o Chidori, uma espada de raios. O golpe é tão poderoso que atravessa o casulo e penetra no ombro do adversário. Gaara fica aterrorizado, chega até a gritar de medo por sentir dor física e ver seu sangue escorrendo pela primeira vez na vida.


Mas a luta, assim como todo o exame, é interrompida quando o Kazekage revela ser na verdade Orochimaru disfarçado, que faz o Hokage de refém. Kabuto, que na verdade trabalha para Orochimaru, usa um genjutsu e põe a plateia inteira para dormir (com exceção de alguns mais espertos). A invasão a Aldeia da Folha começou. Gaara foge fazendo com que Sasuke o siga para terminar a luta, com vários genins da Folha na sua cola. Mas isso fica para outra postagem...


NOTA IMPORTANTE: Apesar do exame ter sido cancelado, um grupo de ninjas de alto escalão que analisando toda a sua realização chegaram a conclusão que Shikamaru mostrou um desempenho muito satisfatório em todos os quesitos avaliados. Portanto ele foi o único aprovado como chuunin nesse exame.




_ _ _ _ _

Qual o próximo evento que você gostaria de ver nesses resumos com pequenas explicações?

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário