Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Os Maiores Vilões da Marvel Comics


Demorou, mas saiu. Há uns meses eu fiz a lista de Maiores Vilões da DC Comics e prometi fazer a da Marvel. Bem, aqui está ela!
Lembrado que usei os mesmos critérios: essa lista não foi elaborada com base nos vilões mais poderosos, e sim naqueles que foram mais trabalhosos e problemáticos. Portanto não importa se ele apareceu apenas uma vez, se foi uma aparição marcante e significativa ele estará aqui. 
Os textos em itálico apresentam nomes de arcos, sagas ou eventos do Universo Marvel.



Escolhido para ser avatar da entidade mística Cyttorak, o Fanático é conhecido por ser imparável. Se ele está em um ataque de fúria pode ter certeza que vai demorar até que ele pare. Isso porque ele possui vigor e resistência no máximo do possível, ou seja, ele nunca fica cansado e aguenta receber uma quantidade enorme de ataques e ainda assim ficar de pé, se movendo normalmente e lutando. E possui ainda uma força física que rivaliza com a do Hulk. Normalmente enfrenta bastante os X-Men.


Ele pode não ter poderes sobre-humanos que ameaçam o mundo todo, mas merece seu lugar nessa lista. O Rei do Crime é com certeza um dos maiores inimigos dos "heróis urbanos", como o Homem-Aranha e o Demolidor. Isso porque ele tem comando sobre toda a criminalidade em Nova York e esse heróis são empecilhos aos seus negócios. São muitos os vilões menores que recebem ordens do Rei do Crime ou simplesmente foram pagos por ele para caçarem seus alvos. E quando é necessário o próprio Rei do Crime enfrenta os heróis, afinal ele é treinado em alguns estilos de luta e possui uma força física anormal (mas que não é um poder, é apenas resultado de seu corpo avantajado, muita musculação e treinamento).


Mística muitas vezes passa despercebida nas histórias, às vezes por ser apenas uma coadjuvante. Mas não podemos subestimá-la. Por conta da aparência original que sua mutação lhe deu, Mística foi perseguida em todos os lugares que tentou viver naturalmente, e isso lhe deu um ódio profundo pelas pessoas. Teve até que abandonar seu filho para evitar perseguições. Ela possui uma longa história, já tendo atuado em diversos países como espiã e combatente, inclusive como agente da HYDRA. Foi responsável por reorganizar a famosa Irmandade de Mutantes, que provavelmente é o mais importante grupo de mutantes inimigos não só dos X-Men, como também da humanidade. Seu caráter manipulador faz com que ela sempre saia por cima em diversas situações, tornando-se uma inimiga muito perigosa. Isso sem falar que sua habilidade de se transformar em quem quiser já colocou muita gente em apuros.


Maior inimigo do Capitão América, o Caveira Vermelha era um oficial nazista de alto escalão, um aliado muito próximo do próprio Adolf Hitler. Ele enfrentou diretamente o Capitão muitas vezes durante a Segunda Guerra Mundial. Os dois foram preservados de formas diferentes até despertarem na era moderna. Logo depois de despertar o Caveira roubou o Cubo Cósmico e começou a usá-lo em seus crimes. Para se ter ideia esse objeto é capaz de alterar a realidade conforme a vontade do usuário. Durante a Guerra Civil, Caveira Vermelha bolou um plano para se apossar do corpo do Capitão América. O vilão Ossos Cruzados, sob ordens do Caveira, baleou o Capitão, matando-o na porta de um tribunal. O Caveira Vermelha não conseguiu pegar o corpo, mas convenhamos que liderar o assassinato de um dos maiores heróis do mundo conta bons pontos nessa lista.


Originalmente, Loki foi o motivo pelo qual os heróis mais poderosos da Terra se juntaram pela primeira vez e formaram os Vingadores. Ele é um dos grandes inimigos do Thor, mas muitas vezes enfrentou vários outros heróis quando seus planos tinham objetivos mais amplos. Durante o arco Atos de Vingança nós podemos ver o quão Loki pode ser uma ameaça. Nessa série de histórias ele se disfarçou como assistente de vários vilões (muitos deles estão nessa lista) e manipulou cada um deles, fazendo com que todos seguissem o seu plano enquanto pensavam agir por conta própria. E esse plano consistia em fazer os vilões pararem de atacar os mesmos alvos, trocando de heróis entre si. E deu muito certo, por muito pouco não tivemos uma extinção de heróis. Um gênio manipulador, esse é o Loki.


O Barão Helmut Zemo é um dos maiores gênios estrategistas do mundo, conhecido por estar sempre alguns passos na frente de seus adversários, ou seja, pronto para qualquer coisa. Ele é habilidoso no combate corpo a corpo e combate armado, porém sua maior ação é ser a mente no comando dos Mestres do Terror, equipe que ele montou baseada na que seu pai criou anos antes. A equipe pode até ser formada por vilões não tão poderosos, mas sob controle de Zemo com seus planos geniais, até mesmo esses vilões de segunda podem dar muita mais trabalho do que se pensa. Chegaram, inclusive, a invadir a mansão dos Vingadores e derrotá-los. Sim, os Mestres do Terror de Zemo já derrotaram os Vingadores.


Apocalipse foi um dos primeiros mutantes a surgir na Terra. Sempre que entrou em combate com os X-Men a briga foi incrível, exigindo o poder total de muitos heróis. Quando um mutante chamado Legião voltou no tempo para matar o Magneto e acabou matando Xavier, Apocalipse percebeu que essa era sua chance de começar seu reinado. A chamada Era do Apocalipse é justamente isso. Esse vilão conseguiu, definitivamente, dominar o mundo e instaurar um reino de terror contra os humanos e os mutantes que não o seguiam. Bem, essa era aconteceu, na verdade, numa realidade alternativa (a Terra-295; a realidade normal é a Terra-616) criada quando Legião alterou o passado. Mas ainda assim é um ato de vilania bem grande, com certeza.


O único sobrevivente do universo que existiu antes do Big Bang: Galactus. Com o poder equivalente ao de uma entidade cósmica, Galactus viaja pelo universo consumindo planetas inteiros, o que lhe deu o título de O Devorador de Mundos. Ele surgiu como vilão do Quarteto Fantástico assim que mirou seus olhos na direção da Terra, pretendendo devorá-la. Inicialmente ele era um vilão do Quarteto Fantástico, o grupo mais acostumado com inimigos cósmicos desde o princípio. Mas é óbvio que uma ameaça global não enfrentaria apenas um quarteto, por isso Galactus tornou-se um inimigo de todo mundo, até mesmo do seu antigo seguidor, o Surfista Prateado.


Em uma das melhores e mais famosas sagas do X-Men, conhecemos a Fênix Negra. Primeiro vale diferenciar algumas coisas. A Força Fênix é uma entidade cósmica que tira poder da energia de todos os seres vivos que ainda nasceram no universo inteiro. E ela não é necessariamente má. Em um arco anterior a jovem Jean Grey havia "morrido", mas na verdade ela havia sido salva pela Força Fênix, que já estava de olho nela por conta de suas habilidades. Jean ficou desaparecida por um tempo, para depois voltar com o nome de Fênix. Foi aí que um dos membros do Clube do Inferno,  o Mestre Mental, usou seus poderes telepáticos para controlar Jean e transformá-la na Fênix Negra, que começou a desencadear um caos nunca visto na Terra. Estamos falando de MUITO poder mesmo e um número incontável de vidas foi perdido durante a Saga da Fênix Negra.


Aqueles que acompanham apenas o Universo Cinematográfico Marvel devem imaginar que Thanos é o maior vilão da editora. Não os culpo, afinal os produtores não escolheriam qualquer vilão para ser o principal antagonista dos filmes. Thanos, no auge do seu poder, é talvez o mais poderoso dessa lista inteira. Isso porque esse auge foi atingido quando ele ficou em posse da Manopla do Infinito com todas as Joias do Infinito, e isso já aconteceu mais de uma vez. Com o poder infinito na mão (literalmente) ele só pôde ser contido quando vários heróis da Terra se uniram com entidades cósmicas e contaram com pequenos erros do vilão. Desde então Thanos está sempre tentando recuperar esse poder e vez ou outra enfrenta os heróis, agora mais por vingança.


Kang é do futuro, do século 30. Com uma máquina do tempo, um intelecto genial e um arsenal de armas supertecnológicas ele deseja conquistar o mundo voltando no tempo e derrotando os melhores heróis da época. E é isso que o colocou contra os Vingadores inúmeras vezes, tornando-o com certeza o segundo maior inimigo do grupo (o primeiro, que é primeiro por bem pouquinho, está mais a frente nessa lista). Sempre que ele é derrotado uma versão sua do futuro volta no tempo de novo, às vezes com um nome ou aparência novos. E esse é o motivo desse número grande de confrontos. Demorou muito para os Vingadores e o próprio Kang descobrirem que grande parte de seus inimigos eram a mesma pessoa. O vilão até criou o Conselho de Kangs, um grupo com suas contrapartes. Um de seus maiores atos foi matar o Espadachim, um dos primeiros membros dos Vingadores. Ah, e ele já foi derrotado por outras versões suas. Bem bizarro.


Grande vilão dos X-Men, Magneto é um dos mutantes mais poderosos do planeta. Disposto a acabar com os humanos e instaurar o domínio mutante sobre a Terra ele já cometeu vários atos terroristas, alguns com o grupo que ele mesmo fundou, a Irmandade de Mutantes (em suas primeiras formações). Embora tenha cometido tantas maldades sua história nos faz olhar para ele com pena, às vezes, pois quando imaginamos o que ele sofreu com os nazistas e no meio da guerra entendemos seu ódio pela humanidade. Em muitas situações podemos vê-lo não como um vilão, pois sua amizade com o rival Professor Xavier faz com que os dois se juntem por um objetivo em comum, mas de toda forma Magneto conquista seu lugar nessa lista por sua longa trajetória vilanesca.


Foi-se o tempo em que Norman Osborn era apenas um inimigo do Homem-Aranha, quando estava em seus acessos de loucura vestido como Duende Verde. Aqui eu destaco o Norman mais político. Após a invasão dos alienígenas Skrull, Norman e seu time de vilões (os Thunderbolts) conseguiram os créditos por salvar a Terra. Isso lhe deu muito prestígio, poder político e respeito, a ponto dele se tornar um homem tão poderoso que comandou o planeta, praticamente. Ele assumiu o controle da substituta da S.H.I.E.L.D., a H.A.M.M.E.R. (às vezes traduzida como M.A.R.T.E.L.O.), fundou a Cabala (imitando os Illuminati), uma cúpula dos maiores vilões da Terra (como Loki e O Capuz), fundou os Vingadores Sombrios (imitando os Vingadores), onde seu time de vilões assumiu a identidade de heróis que não aceitaram o registro de super-humanos, entre outras ações. Tudo isso mergulhou o mundo no chamado Reinado Sombrio, e Norman era o rei. Porém sua própria ambição acabou derrubando-o.


Sem dúvida alguma Ultron é o maior inimigo dos Vingadores, e isso engloba uma parte bem grande e importante de heróis do Universo Marvel. Nenhum outro adversário, nem mesmo Kang, foi tão persistente quanto ele. Ele não é o robô, como muitos pensam, e sim uma inteligência artificial, por isso pode migrar para diversos corpos robóticos. E ele faz muito disso, afinal sempre que é derrotado e seu corpo destruído ele cria um novo e retorna sempre melhor do que antes. Ultron já criou um exército de robôs (entre suas criações estão Visão e Jocasta, que o traíram e agora são Vingadores), já conseguiu controlar todos os eletrônicos da Terra, tentou destruir os Vingadores de dentro para fora, causou uma explosão na sede das Nações Unidas e muito mais. Já teve a cabeça arrancada várias vezes, seus corpos já foram detonados e teve uma vez que o Gavião Arqueiro o derrubou em um tanque de adamantium derretido. Certa vez, fingindo estar sendo controlado, ele adquiriu um corpo gigante e atacou os Inumanos durante o casamento do Mercúrio com Crystals. Também atacou individualmente alguns vingadores: apagou a memória de seu criador, Hank Pym, e raptou sua esposa, a Vespa, além de ter controlado a mente do Homem de Ferro para obrigá-lo a construir mais corpos. Durante o evento Era de Ultron ficamos sabendo que existe uma realidade onde ele dominou o mundo com um exército robótico.


Eu queria começar falando das habilidades do Doutor Destino: ele é um dos indivíduos mais inteligentes do planeta; um dos melhores inventores; enquanto alguns usam apenas ciência (como o Senhor Fantástico) e outros apenas magia (como o Doutor Estranho), Destino usa ambas com maestria; possui um dos maiores patrimônios financeiros conhecidos; por ser o rei da Latvéria pode fazer quase tudo o que quiser e não ir preso por conta da imunidade diplomática que possui em solo estrangeiro; além, é claro, de ser um dos maiores gênios do mal que o mundo já viu. Sempre que você ver um grande evento da Marvel você encontrará pelo menos um dedo desse cara. Pelo poder ele está disposto a tudo: matar, mentir, trair e sacrificar quem ou o quê for necessário, inclusive ele não possui qualquer piedade em matar seus fiéis seguidores se ele achar necessário. É extremamente orgulhoso e se considera invencível. Está presente em quase todos os maiores grupos de vilões, deixando de ser apenas um inimigo do Quarteto Fantástico. Destino foi um dos vilões que plantou o caos durante Atos de Vingança, é um dos membros da Cabala, já chegou a capturar asgardianos e fez experimentos macabros com eles, organizou um colossal plano roubo de vibranium de Wakanda em Doomwar, e eu poderia continuar listando seus atos aqui, mas quero falar de um em especial. Na mega saga Guerras Secretas de 2015 (bem atual), houve a incursão (algo como uma colisão) de dois universos, o comum (616) e o Ultimate (1610). Destino se aproveitou desse evento e pegou o poder dos Beyonders (uma raça quase onipotente, mas que o vilão descobriu como derrotar) para juntar fragmentos de várias realidades e criar o seu próprio universo, Battleworld, onde ele é o deus supremo. Preciso dizer mais? O primeiro lugar dessa lista é do homem que criou um novo e único universo, ou seja, ele DOMINOU o Universo Marvel inteiro e mudou seu futuro para sempre, não só no mundo dos quadrinhos, mas também no mundo real!!!

_ _ _ _ _

E então, concorda com as posições dessa lista? Comente sua opinião!

Até a próxima postagem!

Um comentário: