Postagens relacionadas

Recent

domingo, 8 de maio de 2016

Lista de armas e itens do Universo DC - Equipamento do Batman

Inaugurando a lista de itens do Universo da DC Comics eu lhes apresento o arsenal do Batman!

O Uniforme
O uniforme do Batman foi a coisa que mais mudou em toda a sua história. Quando falamos de outras mídias, que não sejam os quadrinhos, temos mais mudanças ainda. No começo o traje era leve, com as cores cinza, preto e azul sendo predominantes. Com o passar do tempo o cinza foi ficando mais escuro e o azul foi desaparecendo, até termos um uniforme colorido apenas com tons de preto. O traje negro veio assim que Bruce Wayne voltou a ser o Batman após se recuperar da coluna quebrada por Bane. O amarelo, muito presente no símbolo e no cinto, também foi sumindo com o tempo. As orelhas variam de tamanho e muitas vezes serviram como indicativo sobre o quão sério era aquela versão do Batman (quanto menores, mais sério). E com o tempo as orelhas deixaram de ser apenas estéticas para abrigar comunicadores e sensores, assim como a roupa foi ganhando mais equipamentos. Hoje ela é inteira à prova de balas, a máscara possui visores, as botas amortecem impacto e possuem facas escondidas, as luvas disparam lâminas e dão choque, entre muitas outras coisas.


Capa
Outro item que mudou bastante na história do herói. Eu não citei isso na parte do uniforme (porque o texto já estava bem grande), mas as mudanças nos trajes do Batman se devem ao fato de que muitos desenhistas já ficaram responsáveis pelo personagem, afinal estamos falando de décadas de existência, então cada um fazia do seu jeito. Batman já teve capas longas até os tornozelos e algumas mais curtas, até um pouco mais abaixo do joelho. A borda debaixo aparece reta na maioria das vezes, mas em algumas ocasiões ela possui umas "ondas" que se parecem muito com a estrutura das asas de morcego. E é exatamente essa uma das principais funções da capa: servir como asas. Bem, não que o Batman voe, mas quando essa capa é aberta ela se torna um planador perfeito, amortecendo quedas e proporcionando incríveis pousos de super-herói. A capa também é à prova de balas e protege contra chamas.


Cinto de Utilidades
Um dos itens mais conhecidos do Batman e que acabou sendo esquecido com o tempo. Esse cinto possui diversos espaços para que o Batman possa guardar todos os seus itens. O cinto carrega alguns itens que vou citar no decorrer dessa lista. E além desses itens há kits de primeiros socorros, alguns remédios sedativos, granadas de luz, bombas de fumaça, máscara para ambientes tóxicos, um pequeno kit de investigação forense, ferramentas para destrancar portas, um emissor de laser, um aparelho de choque, um outro aparelho que falarei no próximo item, um microcomputador portátil, entre muitas outras coisas. Alguns dos compartimentos do sinto são bem isolados e carregam produtos químicos para as mais diversas funções.


Dispositivo sonoro de morcegos
Esse é um item que não tem um nome próprio. É um pequeno emissor de ondas sonoras numa frequência que os seres humanos não ouvem, porém os morcegos são sensíveis a elas e age como uma imitação do seu sonar. Por isso, quando Batman ativa esse aparelho, vários morcegos surgem. Ele usa isso para distrair os adversários, atrapalhá-los ou quando precisa desaparecer rapidamente, usando a nuvem de morcegos para escondê-lo.


Batarangue
O item mais icônico do personagem é esse bumerangue estilizado com a forma de um morcego. Bruce perdeu seus pais vítimas de uma arma de fogo, por isso ele se recusa a usá-las. O batarangue é o substituto delas, como arma de longo alcance. Porém, essa não é letal, já que, apesar de possuir pontas afiadas e bordas cortantes, Batman é muito hábil ao usá-los e busca os pontos certos para atingir. Os batarangues são multifunção: servem para ataque a distância, distração, podem carregar explosivos, aplicar descargas elétricas, disparar ondas sonoras atordoantes, etc. Há até uns que são controlados por controle remoto.


Batgancho
Eu não sei bem como chamar esse equipamento em português. Bem, essa é uma arma que dispara um gancho, uma garateia ou, em algumas vezes, uma garra (tudo depende da versão, novamente) presa a um cabo de aço fino e resistente. Essa arma é usada para escaladas ou para uma movimentação mais rápida entre prédios.


Anel de Kryptonita
O Superman tem um certo vilão chamado Metallo, um ciborgue movido a kryptonita. Quando ele foi derrotado, Lex pegou um pouco dessa kryptonita e usou para fabricar um anel. A esse ponto ele já sabia que essa era a fraqueza do Superman e o anel era sua garantia de que o herói nunca se aproximaria dele. Porém a exposição constante ao mineral fez Lex desenvolver um câncer, e então ele abandonou o anel. Batman o pegou e agora o mantém em um lugar bem seguro da Batcaverna, caso algum dia precise enfrentar o Superman.


Armadura
Falando em enfrentar o Superman, vamos falar dessa armadura. Apesar de serem grandes amigos, Batman e Superman já se enfrentaram algumas vezes. E para tentar igualar um mínimo possível da força e resistência do adversário, Batman criou essa armadura. Ela é coberta com camadas de materiais bem resistentes e capazes de absorver impacto. Suas articulações são bem suaves, assim o Batman pode se mover livremente e aplicar seus golpes sem problemas. Apesar disso há alguns mecanismos nas juntas para ampliar a força dos golpes. Há ainda uma série de armas escondidas, como lâminas, espetos, projéteis e tudo mais. Ah, vale lembrar que essa armadura não é exclusiva para contra Superman, ela pode ser usada contra qualquer outro peso-pesado, mas como ficou imortalizada no clássico O Cavaleiro das Trevas Ressurge de Frank Miller, temos que essa é a "armadura de enfrentar o Superman".


Batcomputador
Localizado na Batcaverna, o Batcomputador é equipado com os melhores hardwares e softwares que o dinheiro pode comprar. Ele possui diversos monitores para apresentar a maior quantidade de conteúdo ao mesmo tempo. Está ligado diretamente a diversos satélites, câmeras de segurança e sistemas de televisão para poder rastrear e exibir qualquer coisa que estiver visível a essas tecnologias. Também está diretamente ligado ao Asilo Arkham, assim Batman pode ficar sabendo rapidamente caso alguém fuja ou algo não esteja saindo como esperado. Alfred usa bastante o computador, talvez até mais que o próprio Batman, pois antes dele contar com o apoio da Oráculo era o seu fiel mordomo que lhe passava informações de longe.


Batmóvel
O veículo de super-herói mais famoso dos quadrinhos e até dos cinemas. O Batmóvel mudou bastante com o passar dos tempos (como tudo do Batman). Algumas vezes aparece como um carro comum, mas bem equipado, outras vezes como um verdadeiro tanque de guerra. De qualquer forma, vamos falar do que ele tem de diferente de um carro. O Batmóvel é todo blindado, inclusive as rodas, possui uma turbina na parte de trás para acelerá-lo, e é cheio de outros apetrechos. Vou citar alguns: metralhadoras com munição letal (mas não é usada em pessoas) e não-letal, raios lasers, disparador de granadas, lança-chamas e extintores de incêndio, um kit de primeiros socorros, um kit de investigação (com todo o material necessário para identificar pistas, como luz negra, por exemplo), laboratórios portáteis com microscópios, máquinas de análise de digitais e de sangue, entre muitas outras coisas. Há ainda um circuito interno de informação ligado ao Batcomputador. O assento é ejetável, caso ele precise.


Espera, espera, tem um bônus:

Bat-Repelente de tubarões
Desculpem, não segurei essa piada. O Bat-Repelente de tubarões foi usado pelo Batman na série de 1966, em uma de suas cenas de luta mais marcantes. O nome já diz tudo, é um spray que espalha uma substância capaz de afastar tubarões. Ele tem ainda um repelente para barracudas, baleias e arraias.



Quando eu descobri que outro site já tinha feito essa piada eu fiquei bem decepcionado :(
_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Kkkkkk, você poderia ter mencionado o Bat pega-moscas que apareceu em outro episódio.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkk, você poderia ter mencionado o Bat pega-moscas que apareceu em outro episódio.

    ResponderExcluir