Postagens relacionadas

Recent

domingo, 3 de abril de 2016

Grandes Duelos: Naruto vs One Piece

Estou voltando com a série de postagens sobre comparações entre personagens, edições, mangás, autores, séries...
Garanto-lhes minha imparcialidade e total respeito com os fatos.

Funciona assim. Escolho dois lados que serão oponentes. Eles serão avaliados em quatro quesitos que serão padronizados de acordo com o tipo de oponente. Por exemplo, para personagens haverá quesitos como habilidades, poderes, e para séries haverá quesitos como vendas e audiência, e assim vai.
O primeiro oponente é apresentado pelo texto em verde e o segundo em vermelho.

Os critérios para mangás são: história, vendas, universo e produtos (coisas que não são o mangá). E que fique claro que eu escolhi esses temas anos atrás, quando elaborei esse tipo de postagem. Acredito que eles englobam grandes características: "história" nos mostra qualidade do enredo do mangá; você pode pensar que "vendas" não importam, mas elas refletem a aceitação do público e a popularidade; "universo" nos mostra a capacidade criativa do autor e o quanto o mundo do mangá se expandiu; e "produtos" também reflete a popularidade, porém numa escala global (incluindo alguns países onde não é tão comum a venda de mangás). Pensei em avaliar ainda a qualidade do desenho, porém ambos passaram por uma evolução do traço tão grande que eu nem conseguiria avaliar por completo.



Para começar escolhi dois animes muito populares no mundo todo: Naruto e One Piece.

Naruto:
Segue a história do ninja Naruto, que quando criança teve um demônio aprisionado em seu corpo e por isso ele foi evitado por todos em sua vila. No decorrer da história Naruto aos poucos vai conquistando seu espaço com esforço, mostrando que sua dedicação e determinação podem lhe tornar um grande ninja, enquanto enfrenta pessoas que querem controlar o mundo.

One Piece:
A história segue o pirata Monkey D. Luffy e sua  tripulação em uma longa viagem para encontrar o One Piece, o maior e mais misterioso tesouro do mundo e que tornará quem o achar o novo Rei dos Piratas. O enredo progride mostrando aventuras dos personagens em diferentes lugares cheios de peculiaridades e novos personagens.



1. História

Naruto começou a ser publicado pela Weekly Shonen Jump em setembro de 1999. Seu criador, Masashi Kishimoto, baseou-se em um one-shot (mangá de um único capítulo) que havia publicado em 1997 em uma pequena revista japonesa chamada Akamaru Jump.
A história está cheia de lições de moral principalmente sobre o valor da amizade, o que é excelente e muito bem tratado com os personagens. As cenas de luta são incríveis e as habilidades são muito bem elaboradas até certo ponto. Elogio também os momentos engraçados da série.
Por outro lado a história é pouco rotativa, girando em torno apenas da busca de Naruto por Sasuke e as tentativas dos heróis de deter os vilões. A trama tem uma quantidade média de mistérios e está cheio de reviravoltas sem sentido (como novos poderes mirabolantes e vilões surgindo do nada).
Após 15 anos de publicação, em novembro de 2014, o mangá chegou ao fim (de forma previsível e um pouco decepcionante, para alguns) com um total exato de 700 capítulos e 72 volumes encadernados.

One Piece foi criado por Eiichiro Oda em 1997, mesmo ano em que começou a ser publicado pela Weekly Shonen Jump. 
One Piece trás a história individual de cada personagem de forma muito bem desenvolvida, a quantidade de mistérios é enorme e o enredo é muito envolvente. As batalhas e histórias contadas são admiradas por sua complexidade e genialidade com a qual foram feitas. Sem falar dos momentos épicos e emocionantes que existem aos montes.
A história é muito longa, o que pode deixar algumas pessoas com preguiça de lê-lo. Há uma quantidade grande de flashbacks que muitas vezes ocupam capítulos inteiros. Isso é muito ruim para quem acompanha semanalmente, porque às vezes o flashback acaba e a pessoa nem se lembra onde a história tinha parado.
O mangá tem quase 20 anos de publicação e conta atualmente (vide a data desta postagem) com 80 volumes encadernados e 819 capítulos e continua em publicação, sem previsão para término. Se considerarmos o ritmo que a história segue e a quantidade de coisas que faltam para ser resolvidas, podemos arriscar que haverão mais uns 500 capítulos.


Naruto esteve na estrada por 15 anos e emocionou muita gente, mas One Piece existe há 19 anos e ainda tem muito para caminhar. A história dos piratas é mais comovente, oferece melhores momentos de apreensão e comédia e é mais envolvente, já que Naruto, apesar dos seus muitos momentos emocionantes, peca bastante com uma história repetitiva na fase Shipuuden. Ponto para One Piece!


2. Vendas

Naruto está bem colocado entre os dez mangás mais vendidos de todos os tempos. Agora que ele está finalizado podemos contabilizar melhor. Em seus 15 anos de existência e 72 volumes diferentes, Naruto vendeu incríveis 220 milhões de cópias!

One Piece continua em lançamento, então suas vendas vão continuar crescendo e você precisará mais uma vez consultar a data dessa postagem, pois logo os dados daqui ficarão desatualizados. Até a data desta postagem, One Piece vendeu mais de 380 milhões de cópias!

 






Apesar de todo o sucesso de Naruto, é impossível competir com One Piece. Na verdade, nenhum outro mangá pode competir com One Piece nesse quesito. Afinal ele é o mangá mais vendido da história!

Nessa Naruto não teve nem chance. Ponto para One Piece!


3.O Universo

Naruto é um dos mangás que mais possui personagens. Segundo o serviço Wikia de Naruto, há 1036 personagens, incluindo os de fillers, filmes e OVAs. 
A história gira em um pedaço bem grande de um continente desconhecido, muito provavelmente nada baseado na realidade. Nesse pedaço há grandes países, sendo que cada um desses países possui pelo menos uma aldeia ninja. Não no mangá, mas nos filmes, já foi mostrado que esse mundo ninja possui uma pequena interação com o mundo exterior, como por exemplo quando artistas de cinema famosos contrataram os serviços dos ninjas para proteção.
Os sistema de governo de cada aldeia ninja é bem desenvolvido, seus líderes recebem o título de Kage e comandam a vila. Os países são chefiados por daymios, um conceito baseado na época em que o Japão era dividido dessa forma e quando também tinha ninjas de verdade.


Segundo a Wikia de One Piece há 832 personagens canônicos, ou seja, que pertencem ao mangá e ao anime. E são mais 230 personagens não-canônicos (que surgiram apenas no anime em episódios fillers ou em filmes).
One Piece se passa em um planeta inteiro com a geografia completamente diferente da que conhecemos. O único continente existente é uma faixa de terra que circunda o planeta. Maior parte desse planeta é coberto por grandes oceanos, onde a história se desenrola. Tirando o continente, as outras únicas partes secas são as centenas de ilhas espalhadas pelo mundo, cada uma com geografia, clima, paisagens, animais, plantas e tudo mais únicos.
Os sistemas jurídico e político de One Piece merecem destaque por serem complexos e bem elaborados, dando um tom bem sério a história quando preciso. Há um governo mundial que controla aparentemente quase tudo, menos, é claro, o que está nas mãos de piratas e reis. Há ainda uma marinha, piratas que caçam piratas, polícias e muitos outros conceitos interessantes. Outros sistemas de governo são explorados: ditaduras, reinados, impérios, etc.

Nessa categoria quase que houve um empate. Em número de personagens a diferença entre os dois é irrelevante, na parte sobre política os dois estão bem acirrados, mas One Piece tem uma leve vantagem por envolver política global, não apenas regional. Naruto ficou para trás novamente no seu mundo, pois é apenas um território pequeno se comparado ao planeta inteiro que Eiichiro Oda criou. Então podemos dizer que One Piece possui um universo bem mais amplo, mais desenvolvido e complexo. Mais um ponto para One Piece!

4. Produtos


Naruto ganhou uma adaptação para anime em 2002, com 220 episódios contando a primeira parte da história, que os fãs costumam chamar de "Naruto Clássico". A produção foi até 2007, onde de imediato foi renovado e no mesmo ano um novo anime continuou a história com sua parte 2, chamada "Naruto Shippuden". Essa segunda parte ainda está em desenvolvimento e conta com mais de 450 episódios, já situada no último arco da história do mangá. Baseado no universo de Naruto foram lançados ainda 11 filmes, 11 OVAs, duas séries spin-off, um jogo de cartas oficial e mais de 50 jogos de videogame, entre estes a famosa série Ultimate Ninja Storm que fez um sucesso tremendo e terá sua finalização esse ano. Isso sem falar de inúmeras figuras de ação. Uma peça teatral com os personagens do mangá estreou ano passado em uma turnê por algumas cidades japonesas e fez bastante sucesso.

One Piece foi adaptado pra anime em 1999 e possui (até a data) 731 episódios. E entre as demais mídias temos 13 filmes (contando o que irá estrear esse ano) e 3 OVAs. Existem ainda vários especiais mostrando os personagens em outras situações, como mafiosos, personagens mitológicos, etc. Considerando todas as plataformas de videogames, One Piece tem 35 jogos produzidos, sendo que a série Pirate Warriors é a que mais se destacou e é considerado seu maior sucesso.







Nesse ponto Naruto conseguiu deslanchar, conseguindo um alcance muito grande para seus produtos, o que levou seus produtores e fazer mais e mais. Eu nem tive tanto o que escrever na parte de One Piece. Arrisco dizer que a série Ultimate Ninja Storm é a melhor e mais famosa (contando apenas os baseados em animes) para videogames, talvez empatando apenas com a série Budokai Tenkaichi de Dragon Ball. Então, ponto para Naruto!

Chegamos ao final de mais um Grande Duelo, vamos ao resultado:

NARUTO 1 x 3 ONE PIECE


Isso não significa que um é melhor que o outro, afinal é uma questão de gosto e eu não posso avaliar gosto aqui! Esse resultado mostra apenas que One Piece é mais popular mundialmente falando e, principalmente, possui uma história e um universo muito amplo e bem escrito!

Estou aceitando sugestões para próximos duelos!

Até a próxima postagem!

12 comentários:

  1. Voce esqueceu de falar dos 6 especiais ja feitos de one piece

    ResponderExcluir
  2. esqueceu tambem que one piece tem muita peça teatral

    ResponderExcluir
  3. Mano Naruto tem regiões to mundo enteiro não só uma parte do planeta assiste ou le antes de falar merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu li e assisti Naruto e sei que tem um mundo maior além do que é mostrado, mas sabemos praticamente nada sobre essas outras regiões e elas sequer são mostradas, então isso e não ter é quase a mesma coisa.

      Excluir
    2. MANO NAO ESTOU AQUI PARA CRITICAR OU ALGO DO TIPO, MAS SÓ ACHO Q VOCE DEVIA PESQUISAR MAIS ANTES DE POSTAR ALGO ASSIM. ONE PIECE É O MANGÁ MAIS VENDIDO DA HISTORIA, PORÉM ONE PIECE AINDA É UM ANIME / MANGÁ LIMITADO AO JAPÂO. N TEM COMO COMPARAR O IMPACTO MUNDIAL Q NARUTO TEVE COM O DE ONE PIECE, NARUTO E O UNICO ANIME Q CHEGOU PERTO DA FAMA MUNDIAL DE DBZ. E SEGUNDO A CHUNCRYROLL A PRINCIPAL DISTRIBUIDORA DE ANIMES DO MUNDO, POSTOU Q NARUTO SHIPPUDEN FOI O ANIME MAIS POPULAR DECADA, SENDO O MAIS POPULAR EM QUASE TODOS OS CONTINENTES. ONE PIECE É MUITO QUERIDO E PELOS JAPONES POPULARES MAIS AO REDOR DO MUNDO NARUTO É MAIS IMPACTANTE!. E SEGUNDO O SITE REDDIT 90% DAS VENDAS DO MANGÁ DE ONE PIECE FOI VENDIDA NO JAPAO, E A DE NARUTO 50% FOI VENDIDA NO JAPAO E O RESTO AO REDOR DO MUNDO.

      Excluir
    3. O critério usado foi vendas, não popularidade, porque vendas é algo concreto, os números não mentem.

      Excluir
  4. Sim, porém como eu ja havi,a dito 80% das vendas de one piece foi vendida no Japão. Vendas de mangá não significa nada até pq o mangá de one piece vendeu mais q dbz isso significa q ele é mais popular?? Não. Naruto em uma escola global é muito maior q one piece não tem como comparar, não estou falando como fanboy ou algo do tipo é apenas a realidade. Não estou aquí para criticar só estou dizendo para pesquisar mais afundo antes de falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que vendas não significam popularidade, mas é um dos indicadores. Um mangá pouco popular não vai ter vendas altas, é lógico isso. É muito difícil medir popularidade diretamente, por isso eu nem coloquei como critério, coloquei algo que é mensurável e comparável com valores diretos. E não fiz distinção quanto ao Japão e quanto ao mundo, afinal são públicos diferentes, existem empecilhos de transmissão, tradução, dublagem, etc., por isso levei em conta dados globais.

      Excluir
  5. Mano, em popularidade Naruto leva. O anime de one piece ainda não é tão forte no ocidente, como Naruto. One piece é muito popular no Japão e em alguns outros países, mas em um aspecto Geral, Naruto é maior que One piece. Ainda me atrevo a dizer que Naruto é o maior anime dessa geração. É só você pegar nas redes sócias, Naruto é o maior em tudo praticamente em números. Você nem precisa ser fanboy para saber disso

    ResponderExcluir
  6. Cara, não é criticando nem nada, mas acho esse argumento de repetição muito furado. One Piece é MUITO, mas MUITO mais repetitivo que Naruto (Sou fã de ambos). Me fale, tirando Marineford, que arco não segue aquela formulinha que sempre está em one piece? Os chapéus de palha chegam na ilha, se preparam e olham os problemas de lá, lutam uma vez com os vilões, perdem, depois vem o segundo round e eles vencem, com o Luffy lutando com o chefão no final…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a estrutura básica de qualquer shonen, o que alguns fazem é adicionar ou tirar passos (Dragon Ball, por exemplo, adiciona uma nova transformação em algum ponto). E não existe problema em ciclos de repetição desse jeito, é só ver como a clássica "jornada do herói" sempre tem a mesma estrutura e é usada em histórias incríveis por séculos.
      A grande questão é o que você trabalha dentro desse ciclo. Pra cada arco repetido de OP nós podemos citar evoluções nos personagens e na história, mas Naruto não faz isso direito na maior parte do tempo. De cabeça eu lembro só da Sakura no primeiro arco do Shippuden e o Shikamaru um pouco depois. De resto é só o Naruto aprendendo a mesma coisa de novo e de novo, a própria Sakura é esquecida (assim como grandes personagens como Rock Lee, Neji, Hinata, etc.). E isso até certo ponto, porque depois do arco do Pain o Naruto não cresce em mais nada (só poder). Então é isso que me incomoda em Naruto, a história se repete como em outros mangás, mas sem sair do lugar a maior parte do tempo.

      Excluir