Postagens relacionadas

Recent

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Criando mangás: Lista de poderes para seus personagens - Manipulação de elementos

FINALMENTE eu terminei essa lista!
Com dificuldade de decidir poderes para seus personagens? Reuni aqui uma lista de poderes para personagens para o seu mangá ou qualquer outra história! Meu objetivo não é só listar os poderes, é instruir sobre como usá-los, afinal se você quiser um lista há uma na Wikipédia e em vários outros sites, lá está bem descritivo e sucinto. Agora se você quiser aprender como colocá-los na sua história, fique aqui. Nos textos há uma pequena definição misturada com ideias e até alguns comentários pessoais meus.
Lembrando que, após fazer a votação, foi decidido que as listas seriam divididas em várias partes por tipos de poderes. Não sei porque decidi começar pelos elementos... Talvez porque sejam os mais legais. Poderes básicos como "superforça" e "supervelocidade" vou deixar pra depois. Eu deveria ter iniciado com uma "fonte" de poderes, como por exemplo domínio da energia espiritual, do chakra... mas isso fica para depois, pois não me parece com a concepção de poder que vemos por aí.

Já começo dando-lhes uma sugestão: estude a ciência por trás dos poderes. Isso vai levar você a ampliar as capacidades do poder, identificar fraquezas e muito mais. Vou tentar mostrar em todos o quanto um pouco de estudo pode ampliar o seu leque de possibilidades de usar aquele poder.

Tentei variar bastante nos exemplos. Vocês devem perceber que eu coloquei mais exemplos de One Piece, mas é porque, sinceramente, não sei de onde o autor tira tantos poderes bizarros e novos! Faça como ele, invista na originalidade.

Caso eu ache ou me lembre de um novo poder desse tipo eu atualizo a postagem. Para que você não precise ficar conferindo aqui toda vez em busca de atualizações, curta a nossa página do Facebook (clique aqui), que é onde eu divulgo os links! 

Vamos lá: poderes de manipulação dos elementos e seus derivados!

Pirocinese
É a habilidade de controlar o fogo. Esse poder é onipresente. Note que todo mangá cujos personagens têm poderes há pelo menos um que manipule fogo. Bom, fogo é energia gerada por uma reação química. Essa energia é puramente térmica, com alta temperatura, que quando encontra algo trata logo de depositar essa energia térmica, o que gera a queima. Até mesmo se aproximar do fogo significa receber essa energia e sendo assim é possível se queimar. O personagem também pode transformar o corpo em fogo, assim sempre que alguém o atacar vai acabar com uma queimadura, além de que o usuário nem vai sentir nada. Existem personagens que apenas manipulam o fogo, como no exemplo abaixo, e por isso precisam de algo para gerá-lo.

Usando alquimia Roy Mustang, de Fullmetal Alchemist, consegue apenas manipular o fogo, mas não criá-lo. Para isso ele usa luvas especiais que dão ignição para as chamas

Geocinese
É a habilidade de controlar a terra. Esse poder possui um monte de derivações, cujos limites ficam apenas a seu critério. Inicialmente o personagem pode manipular a terra em si, portanto seria algo como pedras e areia. Mas então é possível evoluir esses poderes, se você quiser é claro, considerando as propriedades ligadas a terra. Temos diversos tipos de minerais e elementos químicos derivados e que o personagem pode manipular. Aqui vai uma pequena lista de derivações: poeira, diamante, cristais, metal e vidro, e é claro que há muito mais, tudo depende da sua imaginação.

Diane, de Nanatsu no Taizai, pode manipular a terra por conta de sua conexão com a natureza

Hidrocinese
É a habilidade de controlar a água. Inicialmente pode até parecer bem fraco, veja só, apenas jogar água no inimigo. Explore esse poder bastante se for usá-lo. A água, quando disparada em grande velocidade e em um jato concentrado, possui um poder incrível. Para você ter ideia, jatos de água são usados para cortar chapas de aço em algumas indústrias. É possível usar também os poderes derivados, como a criocinese. Lembre-se que o corpo humano é 70% água, dando brecha para um poder de controlar corpos de pessoas.

Juvia Lockster, de Fairy Tail, consegue manipular água graças a magia Water Magic

Aerocinese
Eu acredito que esse poder passou por mudanças com o passar do tempo e principalmente por conta da influência oriental. Nos quadrinhos ocidentais era muito difícil achar alguém com esse poder, porque ele se resumia basicamente a fazer ventar e criar tornados. Não vamos subestimar os tornados, eles são (talvez) a maior força de destruição da natureza, pois não é lento como o escorrimento de lava vulcânica nem tem um impacto momentâneo como um tsunami, já que tornados e furacões duram por um bom tempo e são impossíveis de serem barrados. Voltando ao que eu estava dizendo. Na mitologia japonesa existem contos sobre os ventos, como a lenda das Kamaitachi, doninhas armadas com foices que viajavam nos ventos cortando pessoas. Por isso os mangás e animes apresentam muito os poderes cortantes do vento. Misture ambos: o vento pode "cortar", pode empurrar o alvo, furacões podem destruir cidades inteiras. A pessoa pode até se transformar em vento, ficando intangível. A tem seus derivados, que serão explicados mais para frente.

Aang, de Avatar: A Lenda de Aang, voava sobre uma bola de ar que ele controlava com seus poderes

Criocinese
É a habilidade de controlar o gelo. O gelo é a água no estado sólido, por isso ele é bem mais resistente. Por essa propriedade ele normalmente é usado como defesa, mas também serve para atacar na forma de estacas de gelo. Mais uma vez invoco a informação de que o corpo humano tem muita água. Quando a água vira gelo ela expande o volume, então se toda essa água do corpo for congelada você terá a escabrosa cena de um corpo sendo rasgado e trucidado de dentro para fora. Você já deve saber que o gelo também queima, mas de forma diferente. O fogo queima porque possui muita energia térmica e quando entra em contato com algo logo deposita essa energia. Já o gelo sente falta dessa energia, por isso ele a absorve de onde for aproximado e isso também causa queimaduras. Aliás, queimaduras por resfriamento são quase tão terríveis quanto as causadas por fogo, pois destroem músculos e nervos de forma devastadora, levando quase sempre à amputação do membro congelado.

Esdeath, de Akame Ga Kill!, controla o gelo com a ajuda de uma arma (teigu) em forma de cálice, dita como a mais poderosa de todas.

Eletrocinese
É a habilidade de manipular eletricidade. É um dos meus poderes preferidos desde que fiz um curso de elétrica e conheci melhor as propriedades dessa energia. A eletricidade faz mais do que dar choque, mas vamos começar com isso. Variando a tensão elétrica o usuário pode aplicar choques que causariam diversos efeitos, desde um "tranco" na parte atingida até a morte instantânea. A eletricidade gera calor quando atravessa um objeto, podendo derreter metais e queimar coisas. O cérebro controla nosso corpo inteiro enviando comandos na forma de descargas elétricas, por isso um choque pode desestabilizar todo o sistema. Consequências disso? Parada cardíaca, falta de oxigenação (que pode levar à paralisia), queimaduras de até terceiro grau, destruição de nervos e músculos e muito mais. Aliás, um bom usuário de eletrocinese pode controlar uma pessoa emitindo suas descargas elétricas no lugar do cérebro. Eletricidade gera campos eletromagnéticos, portanto o poder de magnetocinese é derivado desse e pode ser usado por alguém que manipular eletricidade. Não quero deixar esse texto longo, mas pesquisando bem é possível achar dezenas de habilidades. É um poder e tanto, não? 

Killua Zoldyck, de Hunter x Hunter

Magnetocinese
Pode ser um poder derivado da eletrocinese. É a habilidade de controlar campos magnéticos (se for gerado por eletricidade então são campos eletromagnéticos). Com esse poder é possível adquirir domínio sobre metais magnéticos, como o ferro. Com esse domínio o usuário pode mover esses objetos, dobrá-los ou retorcê-los apenas com o poder da mente. Lembrando: não são todos os metais que são atraídos, somente alguns como o já citado ferro e o níquel, por exemplo. Em Naruto há um erro quanto a isso: Rasa, o Quarto Kazekage, tem o poder de magnetismo e manipula ouro, sendo que o ouro não é magnético.


O Terceiro Kazekage, de Naruto, consegue usar seu poder magnético para manipular ferro em pó, que ele faz assumir diversas formas diferentes

Fotocinese
É a manipulação de luz. Esse é um dos poderes mais legais, porque é muito variado. Em primeiro lugar a luz é a coisa mais rápida que existe. Ora, então o seu personagem pode ser mover nessa velocidade! Mas apenas se ele puder se transformar em luz, porque corpos com muita massa não conseguem chegar nem perto dessa velocidade. E se o personagem é feito de luz então... ele é intangível! Nada pode tocá-lo, nada pode feri-lo. Não existe nada que consiga atingir a luz. Ela é quase perfeita! Pode ainda pode fazer mais: um feixe concentrado de luz pode ter o efeito de um laser, capaz de cortar quase tudo; é a luz que faz as pessoas enxergarem, por isso é possível deixar coisas ou o próprio personagem invisíveis e muito mais. Esse é um poder realmente muito especial.

Kizaru (Borsalino), de One Piece, usa os poderes da luz da Pika Pika no Mi com uma maestria assustadora.

Umbracinese
É a manipulação da escuridão. Parece algo bem abstrato, e de fato é, por isso varia muito de autor para autor. Não tenho muito a dizer sobre esse poder, afinal é melhor você explorá-lo do seu jeito. Basicamente o personagem consegue absorver a luz de ambientes, fazer o adversário ficar desnorteado dentro de uma escuridão sem fim, etc. Só vou dar alguns exemplos de usos: Ravena, personagem da editora DC Comics, usa a umbracinese transformando a escuridão em algo sólido, portanto ela pode criar várias formas e ainda disparar essa escuridão na forma de energia. O Barba Negra, de One Piece, consegue até criar buracos negros, que em teoria são corpos que absorvem absolutamente tudo nas proximidades, inclusive a luz.

Marshall D. Teach (Barba Negra), de One Piece, possui domínios misteriosos sobre a escuridão graças a Yami Yami no Mi

Manipulação de sombras
Aqui caímos na derivação da umbracinese. Muitas vezes a manipulação de sombras cai no tópico de cima, como manipulação de escuridão. Mas há onde isso não acontece. O que se pode fazer manipulando sombras? Bom, o personagem pode entrar nas sombras, para se esconder ou quem sabe, se entrar na sombra de alguém, controlá-la como se fosse um tipo de possessão? Sombras não podem ser tocadas, então a pessoa estaria invulnerável se ficasse numa sombra, se uma pessoa o atacasse o máximo que atingiria seria a superfície onde a sombra está projetada. Sendo sincero com vocês, é um saco separar isso de umbracinese, porque não são poderes amplos como a eletrocinese e a magnetocinese são, então você fica bem limitado.

Rui Hachiouji, de Code: Breaker, consegue transformar sua sombra em coisas sólidas, como por exemplo essa foice

Manipulação de neve
Há quem prefira incluir esse poder como criocinese, o que não está nem um pouco errado. Acontece que alguns autores preferem diferenciar a neve do gelo, talvez para ter um poder a mais na lista. Nessa concepção o gelo é duro, transparente e tende a ser perfurante/cortante. Já a neve é macia, branca e aparentemente inofensiva. A neve nada mais é que gelo, porém em partículas muito menores, o que tira toda a sua rigidez. O que ela pode fazer? Sufocar alguém, entrar pelos buracos do corpo (quem sabe até chegar ao cérebro pelo nariz e depois congela-lo!) ou congelar a pessoa, afinal a neve também é capaz de causar hipotermia, que é a queda da temperatura que, no caso do corpo humano, interrompe o bom funcionamento dos nossos sistemas e metabolismo, levando a morte.

Rukia Kuchiki, de Bleach, possui uma espada (zanpakutou) chamada Sode no Shirayuki, que possui poderes baseados tanto em neve quanto em gelo

Manipulação de ácidos
Algumas pessoas imaginam o ácido como um líquido verde que corrói tudo que toca, mas não é bem assim. Se fosse assim então como as pessoas guardariam o ácido nos potinhos de vidro ou plástico? Não os culpo se vocês pensam assim, afinal foi isso que nos passaram nos desenhos. Mas cá entre nós, algumas vezes a realidade pode ser ignorada, né? Coloque um ácido detonando tudo mesmo! Eu faço isso em histórias onde fugir da realidade é normal. E tem mais uma coisa: existem vários tipos de ácido, alguns derretem certas coisas, outros nem derretem nada. Se você quiser dar nomes, aqui vai alguns dos mais "letais": ácido sulfúrico, ácido fluorídrico (esse penetra na pele e derrete tudo até chegar aos ossos), ácido clorídrico (misturado com outras substâncias, é o ácido que está no seu estômago) e o mais forte de todos, o ácido fluorantimônico.

Mei Terumi, de Naruto, é capaz de cuspir ácido tanto na forma líquida como na forma de névoa corrosiva

Manipulação de venenos
Esse poder é bom e bem intrigante. Há muitos venenos que nem foram descobertos ainda, mas os que já temos catalogados é um prato cheio de opções para o personagem. Vou dar exemplos já. Há duas questões para tratar com esse poder. Primeiro: como o personagem vai envenenar? Ele pode possuir espinhos no corpo que inoculam o veneno, como os baiacus, ou ejetá-los em jatos, como alguns sapos fazem. Até mesmo se o veneno entrar em contato com a pele ele pode fazer efeito. Uma vez escrevi uma história sobre um assassino que usava muitos venenos, então posso passar alguns exemplos legais que o seu personagem pode controlar: o da aranha armadeira (mais letal entre as aranhas), o da taipan do interior (o mais letal entre as cobras), as bufotoxinas (de alguns sapos), o veneno da vespa-do-mar (segundo animal mais venenoso, é um tipo de água-viva) e o veneno da rã flecha/ponta de flecha/flecha dourada/Phyllobates terribilis (o animal mais venenoso do mundo). Entre as plantas há venenos como a ricina (extraída da mamona) e a beladona. Há ainda as baseadas em minerais, como as derivadas do mercúrio e o clássico arsênico. Ah, dá pra inventar venenos também, com os efeitos mais doidos que você imaginar.

Coco, de Toriko, teve o corpo exposto a tantos venenos que agora consegue até sintetizá-los


Manipulação de plantas
Esse é um poder muito subestimado. Se você estudar botânica de forma bem profunda, como eu fiz uma vez, vai poder transformar seu personagem em um ser muito poderoso. Plantas como o acônito, cicuta e a mamona possuem venenos mortais, a beladona causa alucinações, a flor-cadáver emite um cheiro insuportável, e existem muito mais. Há ainda a capacidade manipular cipós que funcionam como cordas, plantas que liberam feromônios, árvores tão grandes que segurariam o impacto de um trem, etc. E se você pesquisar a enorme quantidade de substâncias que podem ser extraídas das plantas então...

Kurama Youko, de Yu Yu Hakusho, podia controlar qualquer planta, mas sempre preferia usar um chicote feito com o caule de rosas

Manipulação de madeira
Pode aparecer tanto como o poder de alguém que tem geocinese como o que manipula plantas. Eu não gosto muito de usar a madeira nas histórias da forma como vi em Naruto, por exemplo. Lá a madeira era muito flexível e estranha. Não é um poder que eu colocaria como único de um personagem. Tanto que os personagens que usavam madeira, em Naruto, acabavam usando também o poder de invocar árvores e depois, numa lógica doida, invocar seres de madeira. Recomendo usar esse poder da mesma forma que uma manipulação de metais e minerais, em geocinese, ok? A menos que você queira fazer o personagem invocar estacas afiadas de madeira de todos os lugares do corpo ou do ambiente, aí fica legal!

Laki Olietta, de Fairy Tail, usa uma magia chamada Wood-Make para criar formas, como armas, de madeira

Manipulação de areia
Se você não tiver muita imaginação então coloque esse poder como parte de geocinese. É assim: geocinese consiste na manipulação da terra, que no modo mais "grosso" da palavra é areia e pedra. Então se você tirar a areia de lá para colocar em um personagem vai acaabr limitando os poderes de outro personagem que manipula a terra. Bom, com a manipulação da areia é possível transformá-la em várias formas diferentes, como marretas, machados ou punhos gigantes de areia. O fato da areia não ser tão consistente é bom e é ruim: ruim porque seu impacto não é tão forte quanto o de uma bola de ferro, por exemplo, que é bem sólido e rígido. E bom porque qualquer ataque em um personagem feito de areia pode atravessá-lo ou ficar enterrado em seu corpo, sem feri-lo. Em One Piece há um extra: como água consegue absorver bem a água então Crocodile (que possui esse poder) é capaz de sugar toda a água do corpo de uma pessoa com apenas um toque.

Gaara, de Naruto, possui uma defesa absoluta: a areia de move sozinha para defendê-lo. Como não é capaz de criar areia ele sempre carrega um pouco em um jarro nas suas costas.

Manipulação de papel
Um poder bobinho, mas divertido. Se você for um bom autor, vai transformá-lo em um poder incrível. Aliás, um bom autor transforma qualquer poder em um grande poder. Enfim, quando falamos em papel logo imaginamos uma folha de caderno ou de sulfite, que é facilmente dobrável e rasgável. O que dá para fazer com elas? Envolver o inimigo até sufocá-lo, talvez. Vocês já se cortaram com papel? Não é algo que vá te causar uma hemorragia, mas a dor é bem aguda porque o corte é superficial e afeta os nervos sensíveis responsáveis pelo tato. Imagine um bilhão de cortes simultâneos no seu corpo todo? Seria um ataque mortal. Esse personagem que domina papel seria um ótimo mensageiro também. Acumulando muito papel é possível montar estruturas como paredes e rolos que são bem resistentes. E fica mais legal: dá para fazer origamis, criar um exército de seres de papel!

Yomiko Readman, de Read or Die, é uma Papermaster, uma manipuladora de papel

Manipulação de sangue
Esse poder também pode ser atribuído a alguém com hidrocinese em um nível bem avançado, afinal o sangue é composto em 90% de água. Às vezes eu vejo o sangue como água, então quase tudo que alguém com hidrocinese faz com água dá para fazer com sangue. É claro que existem vantagens: imagine controlar o sangue do adversário! Fazê-lo fluir de cima para baixo no corpo do inimigo, destruindo todos os seus sistemas, causando hemorragia, criando coágulos e edemas no cérebro ou no pulmão... chega, estou ficando com medo do meu pensamento.

Ganta Igarashi, de Deadman Wonderland, consegue manipular seu próprio sangue, assim como muitos outros personagens da série.

Manipulação de gases
Esse poder é incrível. Os gases possuem propriedades muito loucas e vou citar algumas possibilidades de uso desse poder: remover todo o oxigênio do ambiente, matando o adversário por asfixia; aplicar hélio na boca da pessoa, ele é bem leve e primeiro causa aquela cômica mudança de voz, depois sobe para o cérebro e causa desmaios, mas se você for mais exagerado e não ligar para a realidade o personagem pode sair voando como um balão; alterando a proporção de gases do ar é possível criar explosões descontroladas; o nitrogênio pode ser usado para resfriar o ambiente ou congelar algo; o gás amoníaco é super-venenoso... enfim, há muitas possibilidades. Transformar-se em gás também é uma ótima forma de não ser atingido por ataques e até fugir pelo menor dos espaços.

Caesar Clown, de One Piece, comeu a Gasu Gasu no Mi, que lhe permite até se transformar em gás e assim assumir as mais diversas formas imagináveis em sua mente insana

Manipulação de fumaça
Pertence também a aerocinese e é muito parecido com manipulação de gases, mas não devemos confundir as coisas. Enquanto os gases são elementos químicos e possuem grande variedade de efeitos, a fumaça é bem diferente. Ela é formada por pequenas partículas que se desprendem como resultado, geralmente, da combustão, da queima de algo. Por se tratar de partículas maiores a fumaça causa danos sérios aos pulmões, além de carregar muitas substâncias tóxicas. Por isso os principais efeitos da fumaça estão em intoxicar a pessoa, o que muitas vezes leva a morte.

Morel Mackernasey, de Hunter x Hunter, pode controlar fumaça e possui até um cachimbo gigante que usa para gerá-la

Manipulação de vapor
Pode ser um poder derivado da pirocinese, porém eu acho mais lógico ser derivado da hidrocinese. Ou de uma mistura dos dois, talvez. O importante são os efeitos. Há quem classifique ainda como aerocinese. O vapor é basicamente um líquido, consideramos sempre a água, em estado gasoso. Para estar nesse estado a água tem que estar muito quente, por isso o vapor pode queimar partes sensíveis do corpo, como a pele. A exposição direta e prolongada ao vapor pode causar desmaios.

Han, de Naruto, carrega uma fornalha nas costas que aquece a água e libera o vapor para que ele o use em suas técnicas
Manipulação de magma/lava
Eu achava esse poder meio sem graça. Eu sei que ela é quente e devastadora, mas é uma coisa pastosa, sem graça e terrivelmente ruim de desenhar. Até que eu vi o Almirante Akainu em ação. Bom, magma nada mais é que rocha derretida. Dá pra imaginar uma temperatura capaz de fazer rocha fica líquida e incandescente? O magma é tão quente que pode incendiar coisas como madeira sem precisar encostar nela, basta apenas aproximar-se o suficiente. Agora imagine uma fonte de calor tão maleável que pode te seguir para todos os lugares, atravessar fendas minúsculas e sair queimando tudo no caminho. Algo que apenas uma gota é capaz de causar uma dor infernal! É, é um belo poder. Porém não apaga o fato de que é difícil de desenhar.

Ghazan, de Avatar: A Lenda de Korra, foi a primeira pessoa mostrada na série que era capaz de manipular lava, algo muito raro. E ele é incrível com essa técnica.

Manipulação de cera
A cera de vela não é a substância mais resistente do mundo, mas se for aplicada sobre o alvo em grandes quantidades pode criar barreiras duras como cimento. Seguindo esse pensamento a cera pode ser usada também para criar escudos, bloqueios ou armaduras. Invente novas possibilidades, é isso que tornará seu mangá único!

Galdino (Mr.3), de One Piece, usa uma variedade enorme de técnicas usando cera da sua Doru Doru no Mi, inclusive possui uma técnica que transforma pessoas em velas em um bolo gigante

Manipulação de fios
Não encontrei uma categoria boa para esse poder então coloquei ele aqui. Pode parecer um poder estranho e inútil no começo, mas dependendo da sua imaginação pode tornar o personagem que o possui um badass. Digo isso pelo Doflamingo de One Piece. Com esse poder é possível prender o adversário e se ele for aderente por agarrar coisas (como as teias do Homem-Aranha). É bom lembrar também que fios resistentes quando são tensionados e movidos em alta velocidade tornam-se lâminas mortais (já viram o filme "O Navio Fantasma"?).

Donquixote Doflamingo, de One Piece, usa a manipulação de fios proveniente de sua fruta Ito Ito no Mi principalmente para ferir os inimigos, quando não decepa seus membros de uma vez.

Manipulação de lã
Sim, mais uma coisa que parece inútil. Só que dessa vez é inútil, pelo menos em partes. Manipulando lã o personagem pode criar escudos que absorvem impactos, desde que eles não sejam muito fortes e dependendo da quantidade de lá criada. A lã também pode servir para esquentar uma pessoa ou um grupo inteiro.

Aries, de Fairy Tail, usa uma magia chamada Wool Magic para manipular lã

Manipulação dos elementos
Isso mesmo, quase tudo dessa lista como um único poder! Normalmente ficamos restritos aos quatro elementos clássicos (fogo, terra, água e ar), mas podemos puxar seus derivados e teremos um ser incrivelmente poderoso. Aqui você pode usar um ótimo truque que é o de misturar elementos para fazer coisas novas, como misturar fogo e areia para fazer vidro, fogo e terra para fazer lava e muito mais. Use bem a sua imaginação!


_ _ _ _ _

Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de ajuda para desenvolver um poder na história é só comentar!


Só mais uma coisa, saindo da postagem agora. Para os jogadores de GTA 5 e que possuem PS4: meu primo, que está começando um novo blog de jogos, criou um comando para os leitores daqui. Deixo aqui o link do comando, que se chama Universo Animanga. Nick do líder: Asura-BR; ID da PSN: D4rkHunt3r033. Obrigado pela atenção!

Até a próxima postagem!

12 comentários:

  1. Excelente post continue assim mano ;-)

    ResponderExcluir
  2. Excelente post continue assim mano ;-)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!Muito bom mesmo!Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante mesmo e será útil obrigado

    ResponderExcluir
  5. Tem algum mutante aí?
    Estou fazendo um grupo de mutantes e cineticos

    ResponderExcluir
  6. Então... Onde estão os outros tipos de poderes? Procurei achei!

    ResponderExcluir
  7. Muito útil esse post! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muito esse post! Você poderia fazer um com outros tipos de poderes? Como o de "entrar" na mente das pessoas, prever o futuro, curar e etc?

    ResponderExcluir
  9. Criar Habilidades que podem subjulgar os poderes magicos é mais facil
    Tipo o Skill " Silence" e "Infortuno" só afeta os poderes magicos e não as habilidades especiais

    ResponderExcluir
  10. Ameiii esse post, parabéns, esse post foi muito util, principalmente para mim que eu que estou fazendo um mangá relacionado aos elementos. Ajudou muito obrigado 🙂👍❤️

    ResponderExcluir