Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Marvel Comics: Resumo da Guerra Civil

As histórias em quadrinhos são tão boas... mas às vezes dá preguiça de ler, principalmente quando está em versão digital. Quando você pega a edição nas mãos pode até devora-la em minutos, mas digital...
Pensando nisso e tendo em mente que a próxima obra de arte da Marvel Studios será o filme Capitão América 3: Guerra Civil, baseado na Guerra Civil da Marvel nos quadrinhos, eu resolvi criar um resumo da saga. Você pode imaginar que esse artigo está gigantesco e sim, ele está. Mas ainda é um resumo, a história é bem mais longa e essa foi a melhor forma que achei de passar todo o conteúdo importante. Isso vale também para quem não quer ler o HQ mas ainda assim ficar sabendo detalhe por detalhe do que acontece na história!

Não é necessário, mas seria bem melhor se você já tivesse conhecimento sobre algumas outras publicações da editora que vieram antes dessa e que tiveram papel importante para atingirmos onde a Guerra Civil chegou. Também porque a Guerra Civil é reflexo de várias histórias que vieram antes e pequenos detalhes são de influência direta de outras edições. Eu indico: Dizimação, Dinastia M e Guerras Secretas, e os eventos do Ragnarok (em Thor, edições 80 até 85) explicam um pedacinho.

Essa série de eventos culmina com uma crise entre humanos e super-humanos. Tantas batalhas contra alienígenas e super-vilões causaram aproximadamente 200 bilhões de dólares em prejuízos por destruição de cidades e milhares de pessoas foram mortas. Então surge uma proposta de lei chamada Ato de Registro dos Super-humanos que propõe a identificação de todos aqueles que tem poderes ou que agem como super-heróis. Eles devem completar uma ficha, revelar sua identidade e agir somente quando o governo autorizar. Seriam pagos por isso e teriam direitos trabalhistas, como férias e aposentadoria. Super-herói se tornaria uma profissão regulamentada pelo governo e todo aquele que não se registrar ou ainda usar máscara vai ser considerado um fora da lei. Até então o projeto de lei ficou parado e longe da votação para ser aprovado.

Tony Stark, o Homem de Ferro, é o primeiro a perceber os problemas que estão por vir. Por isso ele já começa a atrair aliados para seu lado. Ele começa ajudando Peter Parker (Homem-Aranha), acolhendo-o com sua família em sua casa após eventos passados. Tony também presenteia Peter com um traje equipado com alta tecnologia e em troca pede que Peter prometa ficar do seu lado. Peter promete. Os dois tentam lutar na justiça para atrasar o andamento da lei, mas Peter é um ninguém perante os juízes e quando se veste de Homem-Aranha ninguém aceita sua palavra por estar mascarado.

O conselho secreto dos super-heróis mais inteligentes da Terra e líderes de grandes grupos, os Illuminati, se reúne para discutir o que fazer com o Hulk que há alguns dias havia tido um acesso de loucura e destruído parte de Las Vegas. A solução aprovada foi mandá-lo para o espaço (dando início ao arco Planeta Hulk, paralelo a Guerra Civil). Em meio as reuniões, Tony comenta sobre o Ato de Registro. A decisão divide os membros, sendo que alguns deles optaram por se abster. A reunião final acaba sem nada decidido.

Longe dali, em Oklahoma, um objeto estranho atinge uma zona desértica e os militares começam a estudá-lo. Porém o lugar é invadido por um exército de cópias robóticas do Doutor Destino. O Quarteto Fantástico chega para impedir a invasão, mas eles descobrem que o verdadeiro Destino está ali, mesmo tendo ido parar em uma dimensão infernal anteriormente. Ele revela que conseguiu sair da dimensão graças a uma energia que abriu um portal, e essa energia veio do Mjolnir, o martelo do Thor. Destino acreditava que era um sinal de que o martelo o havia escolhido, por isso ele foi até ali. O misterioso objeto caído em Oklahoma era o Mjolnir. Mas no fim ele não consegue erguê-lo. O que fica claro é que algo de ruim aconteceu com Thor para o seu martelo ter caído na Terra.

A saga de verdade começa agora. Em Stamford, um grupo de jovens heróis conhecidos como Novos Guerreiros estão tentando gravar um episódio para seu reality show amador. Eles encontram uma casa onde estão quatro vilões (Impiedosa, Homem de Cobalto, Nitro e Speedfreak). Mesmo sabendo que os inimigos estão em maior nível, os Novos Guerreiros resolvem filmar um ataque. Graças ao elemento surpresa eles conseguem neutralizar os vilões, porém Nitro consegue correr e quando está prestes a ser capturado ele se causa uma explosão imensa.
A explosão varre uma zona muito grande da cidade, atingindo uma escola e matando muitas crianças. Somente um membro dos Novos Guerreiros, o Speedball, sobrevive.

A morte de cerca de 600 inocentes na tragédia acelera o andamento do Ato de Registro para as votações no Congresso. A população começa a ficar revoltada com os heróis, xingando-os em público e exigindo que vão embora. Johnny Storm, o Tocha-Humana, chega a ser espancado na entrada de uma boate e acaba em coma no hospital. Tony percebe que deve apoiar o Ato quando escuta as palavras tristes e furiosas da mãe de uma criança morta na tragédia de Stamford. Esta mãe, Miriam Sharpe, inicia protestos e se torna representante da vontade geral. Tony acaba se aliando a ela.

Vários heróis se reúnem no Edifício Baxter, a base de operações do Quarteto Fantástico, para discutir a situação. É lá que fica evidente que os heróis estão muito divididos entre os pró-Ato e os contra-Ato.
A S.H.I.E.L.D. enxerga o mesmo ponto de Tony e agora, após o desaparecimento de Nick Fury, a sua nova diretora é Maria Hill, que tenta convencer o Capitão América a apoiá-los. Capitão se nega e então Hill sente-se obrigada a mandar prendê-lo. O Capitão tem que fugir dos agentes que imediatamente o classificam como fora da lei. Ele derruba alguns agentes e inutiliza até alguns caças, tentando fugir do aeroporta-aviões em que estava. E ele consegue.

Os três maiores líderes a favor do Ato se reúnem no Congresso dos Estados Unidos para aprovarem o registro. São eles: o Homem de Ferro, Reed Richards (o Senhor Fantástico) e Hank Pym (o Jaqueta Amarela, antigo Homem-Formiga). Então o projeto é aprovado e vira lei.

Alguns dias depois a vida dos heróis mudou radicalmente. Alguns resolveram revelar suas identidades, outros resolveram continuar seus atos heroicos usando máscaras. E estes últimos começam a ser caçados ferozmente. 
Os heróis que ficaram do lado do Homem de Ferro (como Jaqueta Amarela, Tigresa, Mulher-Hulk e Miss Marvel) e tiveram suas identidades reveladas começam a ser agraciados pelo povo novamente enquanto derrotam os vilões. Já os que ficaram do lado do Capitão América tem seus atos, por mais bondosos que sejam, classificados como crimes. E, misteriosamente, a S.H.I.E.L.D. encontra vários vilões presos, indicando que há muitos justiceiros secretos.

Em uma ação ousada, a resistência liderada pelo Capitão e pelo Demolidor organiza uma missão de resgate e conseguem salvar um caminhão que levava os Jovens Vingadores presos. Graças aos poderes de Wiccano o grupo consegue se teletransportar para uma das bases secretas da S.H.I.E.L.D., esta super-secreta cedida a eles pelo único que conhece sua localização: Nick Fury, que observava a situação de longe sem aparecer para ninguém.

No Edifício Baxter, Susan Storm (Mulher Invisível) encontra seu marido Reed em meio a muitos cálculos e experimentos. Ele diz que está trabalhando com Hank e Tony em algo grandioso. Ela encontra um arquivo com o número "42", mas Reed a impede de tocá-lo e diz que é confidencial.

Enquanto isso, Tony organiza uma entrevista coletiva em rede nacional e pede mais um favor para Peter. E ele o cumpre. O Homem-Aranha surge no meio da entrevista e, para a surpresa de todos, retira sua máscara e se anuncia como Peter Parker. J. Jonah Jameson até cai de sua cadeira ao ver a cena.


O lado de Tony busca reforços. Reed vai até Wakanda, na África, contatar o Pantera Negra, mas este se recusa a se aliar a algum lado. Jaqueta Amarela e Vespa vão até o Doutor Estranho, mas por meio de seu ajudante Wong ele anuncia que também se recusa a participar. E Tony foi até Emma Frost, que estava no comando dos X-Men após o desaparecimento do Professor Xavier. Emma diz que caçar mutantes é contra os princípios dos X-Men, abstendo-se. Somente Bishop, que se encontra com Tony em segredo, entra para seu lado. O grupo de Tony fica conhecido como Iniciativa e são a favor do Ato, do registro e de que os heróis devem mostrar suas identidades.
Longe dali, Capitão América, Golias, Hércules e Demolidor estão em uma lanchonete adaptando-se a suas novas identidades falsas. Eles recebem um chamado de emergência por explosão em uma fábrica. Juntando com novos heróis da resistência (como Cable, Hulking, Luke Cage, Wiccano, Manto e alguns outros), agora chamados Vingadores Secretos, eles percebem que há uma explosão, mas não havia nenhum trabalhador como anunciaram. Cable então nota que a fábrica pertencia às Indústrias Stark. Então notam que era tudo uma armadilha.

Homem de Ferro chega com membros da Iniciativa (Mulher-Hulk, Miss Marvel, Coisa, Jaqueta Amarela, Homem-Aranha, Senhor Fantástico e alguns outros). De longe a S.H.I.E.L.D. atira tranquilizantes em Manto e Wiccano, dos Vingadores Secretos, para evitar que eles teletransportem a equipe. 

Tony pede a rendição, mas o Capitão América, fingindo um aperto de mão, aplica um dispositivo que desliga a armadura. Então a luta começa. Mas Tony consegue religar a armadura e volta para o confronto. Ele acerta severos golpes no Capitão, ferindo-o bastante. Hércules corre para ajudá-lo, mas um imenso raio cai sobre ele, deixando todos espantados. Mas a S.H.I.E.L.D. já sabia o que era, aquilo que eles chamaram de "Codinome Raio". Era o Thor.

Todos se questionam, afinal sabia-se que Thor estava morto após os eventos de Ragnarok. Mas ele estava muito mais sombrio e com um único golpe ele nocauteia vários Vingadores. Para finalizar, Homem de Ferro liga um dispositivo que causa um som atordoante, sabendo que sua equipe já tinha protetores auditivos. Mas não contava com Hércules, que o ataca com um tanque de combustível gigante e causa uma explosão. Sem o som atordoante, os Vingadores se erguem e continuam a luta. Falcão se apressa e salva o Capitão, que estava mortalmente ferido.
Golias tenta dar cobertura, mas é perfurado no peito por um raio de Thor e morre na hora. O deus do trovão ainda prepara um último golpe para finalizar, porém os Vingadores são protegidos de seu raio mortal por um campo de força criado pela... Mulher Invisível! Wiccano os teletransporta para longe dali. Surpreendentemente, Reed recita um código e faz Thor acalmar-se, revelando então que ele é um androide.

A luta deixa todos afetados. Reed, em seu laboratório, faz ajustes no androide e Hank, muito abalado com tudo, conta que clonaram o deus graças a alguns fios de cabelo de Tony havia recolhido há muito tempo. Dias depois ocorre o funeral do Golias, mas somente com membros da Iniciativa. Lá eles percebem que Peter está muito diferente. Susan fica decepcionada com Reed e vai embora de casa, deixando um bilhete de despedida.

Assim como vários membros da Iniciativa, alguns membros dos Vingadores Secretos também começam a se questionar sobre seus princípios e questionar se estão do lado certo.

De volta a base da Iniciativa, o novo reforço da equipe é apresentado: os Thunderbolts, numa formação composta por vilões como Mercenário, Venom, Lady Letal, Treinador, Polichinelo, Haloween, e mais alguns outros.
Mais tarde, Susan e seu irmão, Johnny, são perseguidos por agentes, mas conseguem escapar e encontram os membros da resistência.
Enquanto isso, Peter discute feio com Tony e os dois acabam brigando, ambos em suas roupas tecnológicas. Peter foge saltando de um prédio e corre para os esgotos, um tanto machucado. Maria Hill manda os Thunderbolts irem atrás dele.
Halloween e Polichinelo encontram o Homem-Aranha no esgoto e, se aproveitando do fato dele já estar bem desgastado, acabam com ele rapidamente. Peter seria capturado, se não fosse pela intervenção do Justiceiro.

Susan e Johnny, disfarçados, chegam a reunião dos Vingadores Secretos que procura debater uma forma de entrar no Edifício Baxter e encontrar os planejamentos da Iniciativa. Antes de começarem, o Justiceiro chega carregando o Homem-Aranha mortalmente ferido. O Justiceiro pede para entrar no grupo, deixando os líderes indecisos.

Duas revelações ocorrem: uma é a de que Tigresa estava infiltrada nos Vingadores como uma espiã de Tony e era ela que passava informações do grupo para a Iniciativa.
E longe dali, o projeto 42 é revelado como um portal que leva à Zona Negativa, onde foi instalada uma prisão para pessoas superpoderosas. Demolidor é levado para lá após ser pego. Tony pede suas últimas palavras e ele lhe entrega uma moeda de prata, dizendo que agora ele já possui 31 daquelas, chamando-o de Judas. Isso deixou Tony com um pequeno peso na consciência.

Algum tempo depois, Susan vai até o Atlântida tentar convencer Namor à se juntar à guerra pela resistência, mas ele também recusa. O Justiceiro invade sozinho o Edifício Baxter, usando suas habilidades furtivas para entrar, roubar a planta da prisão e sair sem ser percebido. Quando chega na base ele surpreende a todos ao fuzilar dois membros do grupo que eram vilões em busca de redenção. Isso deixa o Capitão América irritado, levando-o a bater no Justiceiro, que se recusa a defender, pois Capitão é seu herói. O Justiceiro então é preso na base.

Os Vingadores Secretos agora com a ajuda de novos membros que mudaram de ideia, como Pantera Negra e a Tempestade, invadem a prisão. A Iniciativa surge, acreditando que pegaram seus inimigos numa armadilha graças a espiã Tigresa. Porém há uma reviravolta, é revelado que Hank foi sedado e mantido preso há muito tempo e na verdade o que estava com a Iniciativa era o Hulkling disfarçado com seus poderes. 


A grande guerra final começa. Adaga, dos Vingadores Secretos, penetra no controle de segurança da prisão e descobre que tudo será fechado, prendendo todos ali. Ela pede que Manto realize um teletransporte gigantesco e ele consegue, levando todos para as ruas de Nova York. Capitão América é encurralado por quatro Thunderbolts e tudo parecia perdido, quando de repente Namor chega com seu exército e o salva. Todos da Iniciativa tremem ao ver o Príncipe Submarino do lado dos Vingadores, mas Tony pede calma. Os reforços da Iniciativa, uma horda de superpoderosos liderados pelo androide de Thor, chegam.


Mesmo assim os Vingadores Secretos começam a ganhar vantagem. Visão consegue desestabilizar a armadura do Homem de Ferro, permitindo que Capitão América comece a bater nele. O thunderbolt Treinador tenta atirar em Susan, mas Reed a salva ficando na frente do tiro, deixando-o inconsciente. Susan esmaga Treinador rapidamente. Hércules ergue o martelo e, sob uma fúria imensa perante aquele impostor, esmaga a cabeça do androide com um único golpe.
Capitão América está prestes a finalizar o Homem de Ferro quando é impedido por vários civis, bombeiros e policiais. Só então ele percebe o que fizeram, toda a destruição que a guerra causou. Então ela tira sua máscara, revelando sua identidade e dá a ordem para sua equipe parar. Ele se rende.

No fim, a Iniciativa consegue implantar o Ato em todos os estados, espalhando equipes de heróis submissas ao governo em cada um deles. Alguns membros dos Vingadores Secretos mantêm a resistência, enquanto outros, como o Capitão América, foram presos. Tony Stark recebe do presidente dos Estados Unidos o cargo de chefe da S.H.I.E.L.D.. Conversando com a mãe de um garoto morto na tragédia, aquela que mais lutou pela causa, Tony revela que 42 era o número da ideia que o trio Hank, Reed e ele escolheram de uma lista de 100 ideias para melhorar a situação. Revela também que a ideia 43 é limpar a S.H.I.E.L.D.. E, no fim, Tony faz a promessa de que dali para frente tudo irá melhorar.

A história continua, obviamente, inclusive acontece algo surpreendente com o Capitão América no dia de seu julgamento, porém não vou discutir isso agora, final a saga acabou aqui.

_ _ _ _ _

Esse "resumo" serviu como preparação para uma postagem que pretendo fazer explicando o que podemos esperar para o filme Guerra Civil. Por isso ele ficou tão grande, eu precisava passar os detalhes. Comentarei sobre os personagens que poderão aparecer, o desenrolar da história e as explicações dos eventos.

Até a próxima postagem!

2 comentários: