Postagens relacionadas

Recent

segunda-feira, 25 de maio de 2015

História, aliados e lista de inimigos do Flash


Lhes apresento minha primeira postagem tentando organizar o mundo de um personagem. E o personagem da vez é o Flash (ou todos os Flash).

Aqui você vai encontrar: uma história resumida sobre o personagem (não a biografia dele, ok?), seus aliados e uma lista de inimigos. Espero que gostem e divirtam-se!

História
Era de Ouro dos Quadrinhos
 

Tudo começa na Era de Ouro dos Quadrinhos, um período onde a Segunda Guerra Mundial e as crises globais alimentavam a imaginação dos autores e as histórias em quadrinhos floresciam de todos os lugares com temáticas patrióticas ou de guerra. Faziam sucesso também as histórias de detetive e principalmente de super-heróis. Em meio a tudo isso, em janeiro de 1940, o "homem mais rápido do mundo", Flash, estreia com o lançamento da Flash Comics #1. Ele foi criado por Gardner Fox, que cuidava do roteiro, e Harry Lampert, responsável por desenhar e colorir.

  
A revista só levava o nome do Flash porque ele era um "protagonista", pois ela trouxe ainda a estreia de novos personagens, como o Gavião Negro e o Whip, mas eles não vêm ao caso agora.
O visual do Flash era bem básico, baseado no deus grego Hermes (que era o deus mensageiro, por isso conseguia viajar o mundo inteiro em segundos). Isso o chapéu com asinhas no herói, já que ele é um símbolo de Hermes.
Foi de Gardner a ideia de juntar o Flash com mais heróis da editora e criar a Sociedade da Justiça da América, o primeiro grupo de super-heróis.
Esse Flash se chamava Jay Garrick (que aqui no Brasil recebeu o nome de Joel Ciclone) e é chamado ou de "primeiro Flash" ou "Flash da Era de Ouro". As publicações duraram até 1951, na edição #104, quando foi cancelada junto com as edições da Sociedade da Justiça.
Esses cancelamentos em massa marcaram o fim da Era de Ouro. Tudo porque a Segunda Guerra tinha acabado, os ânimos estavam abaixando e os quadrinhos já não vendiam mais...

Era de Prata
Depois de uma repaginada geral com a criação de novos estilos de histórias e novos meios de desenhar e colorir, veio da Era de Prata dos Quadrinhos e com ela um novo Flash. Bem, o personagem ainda se chamava Flash, mas era uma pessoa diferente. 
A DC Comics, que já mandava no pedaço pois comprara quase todas as editoras do mercado, não quis errar como muitas erraram na Era de Prata: ela não queria trazer os velhos personagens de volta. A ideia era criar novos personagens a partir dos antigos. Isso aconteceu, por exemplo, com o Lanterna Verde, que era Alan Scott e passou a ser Hal Jordan. Com o Flash, Jay saiu e Barry Allen surgiu. Sua estreia foi na revista Showcase #4 em 1956. Ele ficou na mesma revista até ganhar seu próprio título, The Flash, que começou a ser contado a partir da #105 (onde a Flash Comics tinha sido cancelada). Foi o Flash de Barry que trouxe o traje completamente diferente e que é o mais conhecido hoje.
Finalmente, resolveram fazer o mesmo que fizeram com Jay: colocá-lo numa equipe. Dessa vez a Sociedade da Justiça foi descartada e criaram a Liga da Justiça da América, com heróis novos como o próprio Barry e Hal, além dos clássicos que já faziam sucesso na Era de Ouro e  não precisaram ser mudados, como Superman e Batman.
Em 1956 introduziram um sidekick (parceiro mirim) para o Flash, pois isso estava virando moda e todos os heróis tinham um. Era o Kid Flash, cujo nome verdadeiro era Wally West.
O Flash Barry e o Flash Jay se encontraram no memorável crossover Flash de Dois Mundos de 1961. Foi aqui onde a DC introduziu a existência de muitos mundos diferentes (que iria bagunçar muito as suas histórias mais tarde).

Crise das Infinitas Terras
Tentando consertar a bagunça que fez com vários universos, a DC publicou a série de quadrinhos de 1986, Crise das Infinitas Terras. No decorrer da história, Barry Allen acaba morrendo ao destruir o poderoso canhão de antimatéria do Antimonitor, impedindo um número milhares de vezes maior de mortes e de destruição. A partir daí quem assume o manto de Flash é Wally West. Nesse meio tempo o neto de Barry, Bart Allen, também vira o Flash, mas rapidamente volta a ser apenas o Kid Flash.


Novos 52
Em 2009, Barry faz seu retorno e volta a ser o Flash original.
Como a Crise não conseguiu organizar bem a bagunça, a DC publicou a série Flashpoint (2011), onde Barry volta ao passado para salvar sua mãe e acaba "zerando" todo o universo. Foi um jeito que a editora encontrou de recomeçar tudo de novo.
Agora, no que chamamos de Novos 52 (a partir de 2011), Barry Allen é o Flash definitivo, original e pioneiro. Jay Garrick é de outra dimensão, Wally foi completamente reformulado e quase nem é mencionado e Bart é apenas o Kid Flash.


O Flash
Como já foi citado, quatro heróis assumiram o nome de "Flash". São eles:


FLASH
Jay Garrick Barry Allen Wally West Bart Allen

Aliados

Foi meio difícil colocar esses aliados. O Flash possui um longo histórico de ajudantes mas, como sabemos, há uma bagunça bem grande de universos e realidades parelelas nas histórias do Flash. Por isso incluí apenas aqueles que são mais importantes para o decorrer das histórias e focando principalmente na chamada Família Flash.


FAMÍLIA FLASH E ALIADOS
Kid Flash
(Wally West)
Kid Flash
(Bart Allen)
Max Mercúrio Jesse Quick
Impulso
(Bart Allen)
Impulso 
(Iris West II)
Johnny Quick Iris West
Walter West John Fox Gêmeos Tornado
(Don e Dawn Allen)
XS

Inimigos
Organizei os muitos inimigos do Flash por época em que estrearam, isso não significa que, por exemplo, um personagem listado na Era de Prata não venha a aparecer nas histórias da Era Moderna. Entenderam?
Apenas alguns deles tem a página com ficha técnica, mini-biografia e poderes. Para acessá-las você deve clicar no nome do personagem. Com o tempo atualizarei para adicionar mais informação.




INIMIGOS DA ERA DE OURO
Flash Rival Boneca de Pano Pensador
Violinista Sombra Espinho





INIMIGOS DA ERA DE PRATA
Flash Reverso Gorila Grodd Capitão Frio Onda Térmica
Patinadora Dourada Mestre dos Espelhos Trapaceiro Mago do Tempo
Capitão Bumerangue Abra Kadabra Flautista Pião
Doutor Alquimia




INIMIGOS DA ERA MODERNA
Zoom Mestre dos Espelhos II Capitão Bumerangue II Azul Cobalto
Senhor Elemento II Inércia Viga Forja
Alquimista Duplo Homem-Dobrável Cicada
Irmão Grimm Peek-a-Boo Trapaceiro II Magenta
Savitar Manfred Mota Murmúrio Poço de Piche
Kid Zoom Daniel West


As biografias e os poderes você pode ver acessando as fichas dos personagens. Eu sei que ainda não disponibilizei todas, mas vou tentar acelerar isso.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário