Postagens relacionadas

Recent

domingo, 2 de março de 2014

Qual o nome do sinal que aparece em algumas palavras japonesas ( ¯ )?

Primeiro eu gostaria de pedir desculpas por estar postando tão pouco. É ano de vestibular pra mim então é hora de estudar mais que o normal. Vou tentar aproveitar esse feriado de carnaval pra adiantar as coisas por aqui.

Já em relação ao post, talvez você já tenha visto um sinal, que não é comum na nossa língua portuguesa, aparecendo em alguns nomes japoneses. É difícil para nós quando escrevemos, afinal nosso teclado não possui esse sinal. O sinal é esse entre parenteses ( ¯ ) que geralmente aparece em cima de um "o" ou "u".

O nome desse sinal é mácron. Ele pertence a uma categoria de sinais chamada diacrítico, que tem funções específicas para algumas letras. O til (~) por exemplo é um sinal desse tipo. A função do mácron é indiciar que uma vogal é longa. Ele está presente em alguns alfabetos, e o japonês é um deles.


Vamos a um exemplo. Um exemplo dos animes, pra ficar mais prático. Em Naruto há um personagem cujo nome original em japonês é Chōji, porém se o autor optar por não usar o mácron o nome dele ficaria Chouji. O mácron alonga a vogal "o". Não pronunciamos "tiodi" e sim "tiouudi" ou "tioodi".


Ficou fácil de entender? Mais um exemplo, ainda em Naruto. Outro personagem, tem o nome de Mū, e sem o mácron fica como "Muu", com o "u" alongado. Não é "Mú" e sim "Múúú".

Foi meio complicado de explicar sem realizar a pronuncia, mas espero que tenham entendido!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário