Postagens relacionadas

Recent

sábado, 14 de dezembro de 2013

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 8: Como criar mangás de alquimia e magia

Vários comentários que li neste blog sugeriam um tutorial para criar mangás com temática de alquimia e magia.

Então vamos seguir com mais um capítulo! E o tema é: "Mangás de Alquimia e Magia"!

Definição:
Existe uma diferença entre alquimistas e magos. Algo que deve ser deixado bem claro para evitar confusões.
Os magos existiram desde muito tempo na humanidade. Eram pessoas que acreditavam ter poderes mágicos e manifestavam isso em forma de supostas magias e poções mágicas.



Já os alquimistas, podemos dizer que são uma mistura de magos com cientistas. Eles buscavam compreender as coisas do mundo pela visão da ciência, mas usando métodos que hoje podem parecer estranhos e que se assemelham aos dos magos. Os alquimistas tinham três grandes objetivos: encontrar o Elixir da Longa Vida (a poção para a imortalidade), encontrar a Pedra Filosofal (capaz de transformar qualquer coisa em ouro), e a criação de um Homúnculo (humano criado artificialmente).



Vantagens do tema:
A principal vantagem de usar este tipo de tema é a variedade de poderes. Não vou entrar muito nesse assunto aqui, porque estou planejando uma postagem sobre como escolher poderes para personagens de mangá.
E esses poderes podem ser aprendidos. Isso pode tirar a individualidade de um personagem, mas ajuda a criar uma ampla gama de personagens variados. É possível fazer de tudo, praticamente. Então é realmente um tema onde podemos abusar dos poderes!

O Cenário:
É muito legal usar os magos em um cenário do tipo fantasia, estilo O Senhor dos Anéis. Neste mundo os magos são poderosos e influentes. Além do mais podemos colocar vários outros personagens clássicos dos antigos RPGs para complementar a história, como elfos e dragões.


Alquimistas se encaixam bem em um cenário fictício, eu acredito. Saberá o porque no próximo tópico. Talvez inovar como Fullmeta Alchemist, que trouxe um mundo civilizado, que lembra bem o século XVIII ou XIX, com inovações tecnológicas junto aos alquimistas.


Tempo:
Como eu já disse, os magos existem há muito tempo. E os alquimistas ficaram mais conhecidos durante a Idade Média.
Se você quiser criar um mangá divertido sobre magos e alquimistas, evite que ele se passe na Idade Média. Agora, se o seu mangá tiver um ar um pouco mais sombrio ou apenas de ação, esse período é um prato cheio.
Vou explicar o porquê. Na Idade Média, a Igreja (nesse sentido, a religião em si) tinha um poder muito influente na vida de todos. Ela era fortemente ligada com os reis. Então, qualquer coisa que fosse contra ela ia contra o reino. Imagine, naquela época, você alegar que o homem não foi criado por Deus, e sim veio de um longo processo de evolução (é só um exemplo,eu sei que Darwin veio depois da Idade Média). Isso é bater de frente com a Igreja. Era o ato chamado de heresia. E as penas para os hereges eram as piores que você pode pensar, como a fogueira (onde o suposto bruxo era queimado vivo).
Então, digo novamente, uma história divertida não cabe aqui. Agora imagine um alquimista tendo de sobreviver na Idade Média, é uma boa história de ação, não acham?



Na Antiguidade, na grande ilha que hoje é o Reino Unido, havia um tipo de mago, que era chamado de druida, e entre eles se destacava o grande Merlim. É uma boa escolha para tema, afinal houve o conflito com os romanos nesta época, ou seja, dá uma boa história!

Alguns personagens:
Entre magos e alquimistas alguns se destacam. Se você quiser, seria interessante usar alguns personagens famosos para enriquecer o conteúdo histórico do seu mangá. Merlim é o mais conhecido dos magos. Ele era um druida na região da Inglaterra, que viveu por anos e foi conselheiro do lendário Rei Arthur. É um bom personagem para sua história!
Entre os alquimistas mais famosos e lendários está Paracelso, dono de algumas ideias que inspiraram a química moderna principalmente no seu uso na medicina.



Ideia para você:
Planejei por um tempo uma ideia de um mangá sobre alquimistas, mas fiquei sem tempo pra dar continuidade. Então vou divulgá-la, com liberdade para usá-la.
Foi a que eu comentei ali em cima. Seria um alquimista vivendo na Idade Média, em busca de um grande objetivo que poderia mudar a humanidade, um daqueles três que citei em "Definição". Contra ele existem vários inimigos, como religiosos, políticos e até alquimistas rivais, todos querendo que ele morra. Assim ele começa a usar seus dons científicos e (se quiser adicionar) uma leve magia.

Recomendações:
Sem dúvida o melhor mangá que fala sobre alquimia, na minha opinião, é Fullmetal Alchemist. É um dos melhores que já vi em toda a minha vida, então recomendo muito mesmo!Quanto à magia, sugiro Fairy Tail, que tem uma história bem divertida. Esses são os que eu vi e que me vieram a cabeça agora. Se eu lembrar de mais vou adicionando aqui, afinal são centenas de mangás a usarem esta temática.
Existem também inúmeros outros mangás com temática de magia. Acredito que uma boa pesquisa sobre esses temas resolva muita coisa e lhe dê várias ideias!



_ _ _ _ _

Quanto ao próximo capítulo eu deixo a critério de vocês escolherem qual é melhor. O segundo tema mais pedido é sobre mangás de guerra. A outra opção é a lista de poderes. Vocês podem escolher um desses para o próximo capítulo ou sugerir um novo tema!

Até a próxima postagem!

8 comentários:

  1. Gosto bastante sobre seu blog e conteúdo. Principalmente por esse assunto. Gostaria de sugerir um tema.

    Criar mundos amplos e extensos.

    Personagens amplos e extensos.

    Exemplos: Naruto, Fairy Tail, Hunter x Hunter... Etc.

    ResponderExcluir
  2. Voto em lista de poderes

    ResponderExcluir
  3. Faz de mangás sobre guerras

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido os capítulos que você escreveu e achei bem interessante. Eu to a um bom tempo tentando criar uma história pra um mangá onde o gênero e basicamente sobre yokais e coisas do tipo, se ainda for postar mais algum capítulo sobre criação de mangás, fica aí meu pedido. Uma coisa que também acho que poderia ser colocado é como criar um nome pro mangá. Bom, acho que é isso... Continue o bom trabalho :p

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido os capítulos que você escreveu e achei bem interessante. Eu to a um bom tempo tentando criar uma história pra um mangá onde o gênero e basicamente sobre yokais e coisas do tipo, se ainda for postar mais algum capítulo sobre criação de mangás, fica aí meu pedido. Uma coisa que também acho que poderia ser colocado é como criar um nome pro mangá. Bom, acho que é isso... Continue o bom trabalho :p

    ResponderExcluir
  6. Podia fazer um explicando como fazer uma história com Shinigamis.

    ResponderExcluir