;

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Os Mangakás: Akira Toriyama

Hora de falar do grande ídolo das crianças do passado, do presente e possivelmente do futuro. O gênio por trás do épico Dragon Ball, Akira Toriyama!


Akira nasceu em Kiyosu, no Japão, em 5 de abril de 1955. Sempre gostou muito de desenhar, e quando criança adorava desenhar os 101 dálmatas.


Em 1977 ele começou sua carreira como mangaká. Seu primeiro mangá Awawa World, nunca foi publicado, mas foi disponibilizado alguns anos mais tarde em um boletim chamado "Bird Land Press", que pertencia ao fã clube de Akira. O mesmo aconteceu com seu segundo mangá, Mysterius Rain Jack.

Awawa World
Após vencer um concurso para novos mangakás, usando o Awawa World, em 1978 Akira entrou para a Weekly Shonen Jump. No mesmo ano deu início a uma nova história, chamada Wonder Island.

Wonder Island
Outros mangás vieram depois, como Today's Highlight Island e Tomato. Porém foi em 1980 que Akira conseguiu o sucesso, ao criar o mangá Dr. Slump, que seria sua primeira obra a ser transformada em anime. Dr. Slump rendeu a Akira 18 volumes e um prêmio de mangá shonen do ano, além de toda a fama que precisava para ascender.

Today's Highlight Island

Akira Toriyama desenhando Dr. Slump em 1983.

Em 1983, após alguns mangás fracos, ele criou Dragon Boy, um mangá sobre um garoto com asas de dragão lutador de artes marciais que tem a missão de proteger uma princesa. Rendeu apenas 2 capítulos, mas foi o gancho para a próximo grande história de Akira.


Ele assimilou partes de Dragon Boy para criar um novo mangá. Lançado em 1984, Dragon Ball seria a obra que tonaria Akira Toriyama famoso no mundo todo.


Dragon Ball trouxe ao mundo Goku, que tornou-se símbolo no mundo todo do mangá japonês. Dragon Ball foi também responsável por disseminar a cultura do mangá por outros países. Em 1986 se tornou anime, conquistando uma legião enorme de fãs. Seu estilo simples de desenho chamava a atenção, e atraía crianças a desenhar seus personagens, formando a futura geração de mangakás. Afinal, quem nunca desenhou um personagem de Dragon Ball?


Akira sustentou Dragon Ball por 11 anos, com 42 volumes, e se tornou febre mundial, não só como mangá e anime, mas também como série de jogos, filmes, brinquedos entre outros produtos.

Mesmo não desenvolvendo nenhuma grande história após Dragon Ball, seu sucesso permaneceu intacto. Muitos dos grandes mangakás da atualidade, como Eiichiro Oda (criador de One Piece), Masashi Kishimoto (criador de Naruto) e Tite Kubo (criador de Bleach) contam que foram influenciados por Akira, e deixam isso bem claro criando personagens semelhantes aos de Dragon Ball, como por exemplo Luffy e Naruto, que se assemelham muito a Goku.

Luffy, de Eiichiro Oda, é muito semelhante à Goku, de Akira Toriyama. Uma clara homenagem de Oda a seu "mestre".

De uns anos pra cá seu trabalho principal se concentra em one-shots (mangá de um único capítulo) e no trabalho de character designer, criando personagens para jogos da série Dragon Quest, entre alguns outros. Em 2006 lançou o one-shot Cross Epoch, em parceria com seu aprendiz Oda, juntando Dragon Ball com One Piece em uma divertida história.


Em 2010, Akira Toriyama lançou um one-shot chamado Kintoki, que teve relativo sucesso. Seu trabalho mais recente de que se tem notícia foi a supervisão no filme "Dragon Ball Battle of Gods", lançado em 2013.


Além da sua história como mangaká, pouco se sabe sobre ele. O nome de sua esposa é Yoshimi, e tem dois filhos, sendo que só o nome de um é conhecido, Sasuke. Ele possui ou possuiu muitos animais de estimação, que gosta de colocar em suas obras, como cachorros, gatos e pássaros. Na foto abaixo, na esquerda, Akira está com seu filho Sasuke (1987) e na da direita está com seu cão Turbo (1983):


Assim como muitos outros mangakás, Akira Toriyama quase nunca mostra o rosto (acho isso realmente estranho, é difícil achar fotos de mangakás). De vez em quando coloca a si mesmo nos mangás, como um homem pequenino usando máscara de gás.



E então, o que vocês acham do grande "gênio inspirador" Akira Toriyama?

Até a próxima postagem!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Muito inspirador, gosto muito das obras dele. Em especial Dr. Slump (estranho não?), neste mangá ele desenha a si mesmo em forma de um pássaro azul com um bico de pena, fazendo uma brincadeira com seu nome Tori=pássaro

    ResponderExcluir