Postagens relacionadas

Recent

domingo, 27 de outubro de 2013

Contos Japoneses: Os Kappas

Um kappa é um dos youkai mais famosos do Japão. Um youkai é um ser sobrenatural presente nas lendas da cultura japonesa, benéfico ou maléfico.

Um kappa é ser aquático, descrito como tendo o tamanho de uma criança, corpo liso e esverdeado como um anfíbio misturado com réptil, e, em algumas versões, um casco de tartaruga nas costas. O rosto também se parece com o de uma tartaruga em algumas versões, ou também com um bico. Seus braços e pernas são compridos, e têm membranas entre os dedos. O topo da sua cabeça é côncavo e fica cheio de água, que se torna sua fonte de poder quando está em terra.



As lendas trazem duas versões para as ações dos kappas. Eles podem ser benevolentes, usando seu imenso conhecimento sobre medicina para ajudar a humanidade (há quem diga que foram eles a ensinar os humanos como cuidar de ossos quebrados e torções). Também podem ser maus, atacando aldeias e roubando. Mas há quem diga que essa segunda versão seja somente usada para amedrontar crianças desobedientes que queriam nadar sozinhas, e acabou se tornando comum.

Uma forma de derrotar um kappa é, quando der de cara com ele, fazer uma referência. No Japão isso sempre foi um ato de respeito e honra, e deve ser recíproco. Então o kappa fará o mesmo, deixando cair a água da sua cabeça e perdendo todas as forças. Assim o kappa pode ser derrotado.
Há quem diga que se você escrever o nome de alguém em um pepino e entregar ao kappa, ele evita atacar essa pessoa.

Nos animangás:


  • Em Naruto, o bijuu de Três Caudas (Sanbi) se parece muito com um kappa, porém bem gigante e monstruoso.

  • O Pokémon Lombre também se parece com um kappa.

  • Kappa é um personagem do anime Nurarihyon no Mago.

  • Existe uma série em estilo mangá chamado Kappa no Kaikata, que conta a história de um kappa achado por humanos.





E então, o que acharam dessas criaturas?

Até a próxima postagem!

Um comentário: