Postagens relacionadas

Recent

domingo, 10 de março de 2013

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 6: Como criar uma história de zumbis

Freetalk do Phos:

Até um tempo atrás eu não gostava de filmes de zumbi. Aí conheci The Walking Dead, depois Highschool of the Dead, depois Zumbilândia...

Pessoal, eu sei... vocês querem mais partes de como aprender a desenhar. Ok, eu entendo. Mas eu acho que estou pulando coisas demais, precisamos fazer uma história antes de desenhar. Então vou dedicar algumas postagens a tipos de história.
Primeiro, vamos ver como criar uma história de zumbi para mangás:

Antes de tudo, cuidado com clichês!
Histórias de zumbis são muito comuns em vários tipos de mídia. Então tome cuidado para não deixar muito parecido com outra obra.

A origem do Apocalipse Zumbi:
Existem várias formas de explicar um apocalipse zumbi. Vamos analisar algumas. 

Experiências químicas:
É bem comum, mas dependendo de como você colocar pode se tornar original. Um laboratório químico estaria estudando fórmulas químicas para reanimar células mortas e então... alguém rouba a fórmula e a espalha nas pessoas, o laboratório sofre uma sabotagem, faz uma experiência proposital com uma cidade, uma cobaia escapa. Enfim, são várias as formas.


Ataque inimigo:
Em algumas histórias o apocalipse zumbi surge após uma guerra biológica. Países entram em guerra e um começa a liberar vírus criados em laboratório no outro.


Não revelar
Alguns autores optam por não revelar o motivo do apocalipse zumbi em suas obras. Simplesmente começa, como é o caso de Highschool of the Dead e The Walking Dead.


Personagens
Os personagens podem ser bem variados. Escolher o protagonista é fundamental. Ele é o líder, o cara que vai tomar as decisões e querer mais que tudo proteger seu grupo. Pense nos personagens como próximos a ele ou não.
E também é importante decidir que tipo de personagens serão: estudantes, soldados, agentes, pais de família, etc.
Lembre-se que se colocar estudantes ou pessoas comuns, eles terão de ir desenvolvendo habilidades que talvez não tenham (como atirar ou lutar). Já com soldados isso não é necessário.
Coloque confrontos internos no grupo, relações amorosas (será útil para dar um drama, principalmente se alguém de um casal se infectar e o outro tiver de tomar uma decisão). Essas coisas tornam a história mais atrativa, pois tem mais coisas, fugindo do somente "matar zumbis e sobreviver".

Locais
Os locais onde a história vai acontecer são fundamentais. Basicamente você tem uma cidade. Se ela for pequena, é bom, mas se for grande, também é bom. Se a cidade for pequena, fica com aquele clima extra, do tipo "velho-oeste zumbi", com estradas de terra, barracões, e coisas de baixa infraestrutura. Se for uma cidade grande, você terá mais recursos, como uma loja de armas, um shopping, supermercado, farmácias, etc. Então fica a seu cirtério, mas se fizer direito, ambas ficam muito boas.
Locais que oferecem perigo por si só, sem os zumbis, também são legais. Indústrias semi-destruídas, cáis, aeroportos e coisas do tipo são boas escolhas. Não se esqueça de colocar uma delegacia ou loja de armas, pois é sempre onde os personagens poderão buscar armas para se defender.



Armas
As armas dependem diretamente dos locais e dos personagens. Se os personagens serão estudantes terão de se limitar no começo a armas como pedaços de madeira, pedras ou utensílios domésticos, como facas. Já pessoas mais velhas talvez tenham aquele revólver para segurança no porta-luvas do carro.
Mas com o tempo, quando a infestação de zumbis aumentar, o arsenal deles precisa crescer. Faça os personagens chegarem a uma delegacia ou uma loja de armas, ou encontrar vítimas armadas no caminho.
Armas brancas são muito úteis, pois podem matar um zumbi sem fazer barulho. Katanas, shurikens, bastões e lanças são as melhores. Agora se você quiser armas de longa distância, e se não tiver um silenciador, opte pela balista (ou besta), como faz Daryl Dixon (meu personagem favorito) de The Walking Dead.




O veículo
Os personagens precisarão de um veículo para se locomover. E é óbvio que ele precisa ser seguro e grande o suficiente para caber um grupo de pessoas e poder esmagar zumbis. Eu sempre tive um gosto por carros grandes, e vou listar os meus preferidos, que eu queria ter em um apocalipse zumbi.

Hummer
É o meu carro preferido. O Hummer é um carro grande e muito poderoso, já que foi adaptado de um veículo de guerra, o Humvee. Seus pneu são enormes, perfeitos para esmagar zumbis derrubados após o choque com sua frente equipada com hastes de ferro. Tem espaço atrás e porta-malas amplo para as armas. É um carro perfeito.


Trailer
Se o grupo for muito grande, um trailer é a escolha. É uma casa sobre rodas, então os personagens poderão viver na estrada. O problema dos trailers é que eles não são muito rápidos.


Moto
É um veículo para pessoas solitárias. Motos tem desvantagem quanto a proteção e seria muito perigoso para o dono atropelar um zumbi com ela. Mas ganha por ser bem prática. Imagine se um apocalipse zumbi surge de repente e várias pessoas estão tentando sair de uma cidade, vai haver um trânsito que carro nenhum pode andar, mas uma moto sim. E motos são boas para mudar rotas, quando, por exemplo, você se depara com uma multidão de zumbis numa esquina.


Os Zumbis
Escolher o tipo de zumbi é importante. Se você escolher zumbis parecidos com os de Resident Evil, tenho pena de seus personagens. Zumbis tem de ser quase imortais, mas ainda tem que ter um ponto fraco para que os heróis os matem. Em algumas histórias, como Highschool of de Dead e The Walking Dead, os zumbis são cegos e só enxergam fortes fontes de luz. Mas sua audição é bem aguçada, por isso os personagens devem evitar fazer barulho. Eu prefiro esse tipo de zumbi.
Para matá-los, em algumas obras é necessário decepar o zumbi. Porém, como mostrado nos filmes de George Romero, o rei dos filmes deste estilo, decepar pode não solucionar e você acaba tendo uma cabeça te perseguindo. O método mais aprovado e que aparece em quase todas as obras, é danificar gravemente o cérebro. Um tiro, uma espada ou uma lança na cabeça resolve.
Mas os personagens podem não saber disso, então use e abuse do desconhecimento deles. Faça-os queimar os zumbis, triturá-los e decepá-los. Com o tempo eles vão aprendendo.



E então, gostaram?

Até a próxima postagem!

6 comentários:

  1. Quando vc vai mostrar como se desenha corpos masculinos,femininos e roupas?

    ResponderExcluir
  2. Poxa, no 3 capitulo vc disse q o quarto era de desenhos de corpo inteiro. cade????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, já está quase pronta. O texto tá feito, os desenhos também, mas eu estou com um problema na minha scanner e então vou ter que atrasar um pouco, enquanto isso vou postando outro tipo de ajuda.

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa, vc abordou um tema que eu veio pensando bastante sobre os zumbis, queria fazer uma história de zumbis, o legal dos mundos apocalipiticos é que os humanos se tornam desumanos querendo apenas sobreviver a qualquer custo, até mesmo matar alguém próximo, no caso do tema zumbis da pra se imaginar infinitas situações dos personagens. Um dia quando eu tiver experiencia pra desenhar bem ao estilo mangá (que pra mim é a forma de desenhar que mais se aproxima da realidade, com formas bem definidas) vou fazer uma história sobre zumbis, e o legal é que no mundo cheio de zumbis os humanos são caçados e por serem humanos nada de colocar super poderes. O mais incrivel que se escrever uma história é publica-la e ter vários leitores. Uma boa dica pro próximo tema é dar dicas de como passar do um roteiro para as falas dos balões. Obrigado.

    ResponderExcluir