Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 5: Como nomear personagens

Yo minna! Recebi um comentário numa das minhas postagens da série "Aprendendo a Cria Mangás". Era um pedido sobre como criar nomes para personagens. Então eu me toquei que antes de pularmos para o desenho, logo após definir os personagens, seria bom nomeá-los.

Mangakás tem grande imaginação, e isso é fundamental para criar nomes únicos e bem legais.
Usar um simbolismo nos nomes é legal, pois só de lê-lo você pode identificar um personagem.

Se seu mangá terá personagens com nomes japoneses você terá uma vantagem aqui no Ocidente. Sabe porque? A língua japonesa é muitíssimo diferente da nossa. Eu posso chamar um personagem de "Kakashi". Aqui no Brasil, por exemplo, é um nome legal, mas lá no Japão, "Kakashi" significa "espantalho".
Mas calma, não estou dizendo que é melhor usar nomes japoneses. Uma vantagem de usar nomes ocidentais é que eles podem ser reconhecidos em todo o mundo.

Confira agora alguns jeitos de nomear personagens:

Nomes mitológicos:

No mangá que estou criando, "Corporação 6", eu nomeio meus personagens com base em sua personalidade e habilidade. Por exemplo, tem um personagem que é muito grande e forte. Seu nome é Hercule. É uma clara referência ao Hércules da mitologia romana. Eu uso muito a mitologia nos nomes dos meus personagens, pois sou fanático por lendas e mitos e decorei panteões, monstros e heróis de quase todas as mitologias conhecidas. E o conhecimento mitológico é mundial, então qualquer um que ler o nome do personagem vai sacar sua ideia.

Nomes da Mitologia Grega: Apolo, Ártemis, Aquiles, Heitor, Peleu, Agamenom.
Nomes da Mitologia Romana: Minerva, Juno, Ceres, Febo, Plutão, Baco.
Nomes da Mitologia Egípcia: Hórus, Ísis, Mênfis, Ramsés, Anúbis.
Nomes da Mitologia Nórdica: Thor, Odin, Loki, Baldur, Freiyja, Tyr.

Personagens com força bruta, podem ser nomeados com base em personagens mitológicos fortes, como Hércules ou Thor.

Nomes conhecidos:

Outra coisa que uso para nomear meus personagens são nomes que já são conhecidos pelo povo. Artistas, cantores, políticos, jogadores de futebol e tudo mais. No meu mangá há uma personagem chamada Stacy. Esse é o nome verdadeiro da Fergie, uma cantora que eu gosto muito. Outro exemplo:   um personagem tem o sobrenome Mathers, que é pelo qual ele é chamado. Mathers é o sobrenome real do cantor Eminem (Marshall Mathers), de quem sou fã. E o grande Eiichiro Oda, criador de One Piece, também é fã do Eminem e usou o rapper não só como fonte para a imagem do personagem Enel, como o nome para o Barba Negra (Marshall D. Teach).
Mas cuidado! Usar nomes de famosos pode ser ruim. Associar imagens a pessoas famosas pode ser uma má ideia, se for de mal gosto. Lembre-se de que são "só nomes" se forem colocados separados. Por exemplo, "Bill" é um nome; "Clinton" outro nome. Mas seu você juntá-los forma Bill Cliton, e aí já pode-se ter a imagem de alguém real. Isso é ruim.
Se for usar nomes reais para personalidades diferentes de seus donos, separe-os, ok?

Marshall D. Teach. O "Marshall" vem do nome verdadeiro do rapper Eminem.


Anagramas:

É o meu jeito preferido de nomear personagens. Um anagrama é uma palavra que se tiver suas letras embaralhadas pode formar outra palavra. Por exemplo, "garoto alpino" pode ser embaralhado para "o antigo polar".Eu tenho uma facilidade incrível para decifrar e montar anagramas, mas se você não tem, procure na internet por alguns. Ah, e você ainda pode adicionar ou retirar letras, sem problema.
No meu mangá há um personagem chamado Jin Milron. Ele é um hábil usuário de martelos. Se você desembaralhar o nome dele e retirar duas letras repetidas, temos Mjolnir, o místico martelo do deus nórdico Thor. Deu pra entender? 
É legal pegar uma palavra que define o personagem, depois embaralhá-la e transformar no seu nome. Por exemplo: Feliz, eu posso embaralhar e transformar em Zelfi, que pode ser o nome do personagem.


Nomes com significados:

Alguns nomes tem significados especiais em outras línguas. Vou dar um exemplo: Falken é um nome legal. E significa falcão em alemão.
É legal pegar uma palavra qualquer (eu gosto de usar nomes de animais) e traduzi-la para outra língua. Por exemplo, Nezumi. É o nome vários personagens de anime, e significa rato em japonês. É muito divertido fazer isso.
Três nomes de animais legais em outras línguas:

Drachen: alemão para "dragão".
Fretka: polonês para "furão".
Adelaar: holandês para "águia"

Use o Google Tradutor, é a forma mais fácil.

Nomes comuns:

Se você não tem uma boa imaginação, não tem problema. Use nomes normais, isso não vai estragar seu mangá ou deixá-lo chato. E assim é provável que pessoas fiquem felizes em pensar "Puxa, meu personagem preferido tem o meu nome!".
Uma tática legal e misturar nomes de várias nações. Eu faço isso. Alguns personagens tem nomes alemães, outros russos, outros árabes, chineses, americanos, brasileiros, e por aí vai.
Você pode dar seu nome a um personagem. Eu sei que pode parecer egoísmo, mas é um nome!
Para facilitar um pouco vou colocar aqui alguns nomes. Espero que aproveitem.

Nomes Brasileiros Masculinos: Pedro, Carlos, Bruno, Rafael, Fernando, Gustavo, Guilherme, Hugo, Miguel, João, José.
Nomes Brasileiros Femininos: Maria, Marcela, Mariana, Valéria, Beatriz, Ana, Laura, Patrícia, Giovana, Sônia, Joana, Isabel, Denise.
Nomes Estadunidenses Masculinos: James, Peter, George, Luke, Alexander, Benjamin, Phillip, Charlie, John, Kevin, Ryan, Matthew.
Nomes Estadunidenses Femininos: Mary, Jessica, Lisa, Betty, Christy, Ashley, Brittany, Chloe, Emma, Sophia, Emily, Megan, Jennifer, Samanta, Natalie.
Nomes Japoneses Masculinos: Daisuke, Yashamaru, Shiro, Fuuma, Aoki, Shiryu.
Nomes Japoneses Femininos: Akemi, Aisa, Akane, Migumi, Sakura, Mai, Yuu, Emiko.


Quero agradecer a Tainá, que fez o comentário e me fez lembrar que tinha esquecido de ensinar como nomear personagens. Tchau, pessoal!

Até a próxima postagem!

7 comentários:

  1. Arigatou mestre ajudou bastante.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. concerteza vou ler seu mangá

    ResponderExcluir
  3. Legal, tava com dificuldade nisso também! Arigatou!

    ResponderExcluir
  4. Eu já terminei meu mangá, tem 16 páginas e só falta a capa. Claro que vai ter mais...

    ResponderExcluir
  5. Cara adorei as dicas, vc realmente é um excelente visionário,
    abordou pequenos detalhes que fazem a diferença, realmente aprendi bastante
    eu e meus amigos estamos planejando há muito tempo criar um mangá
    pois temos milhares de ideias, e não sabíamos por onde começar.
    muito obrigado por compartilhar isso com a galera :)

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, eu estou desenvolvendo a minha história e a minha maior dificuldade (ou uma das minhas maiores) é justamente criar nomes para os meus personagens, e não só personagens, tbm não sei dar nomes para poderes e cidades, e ainda demorei para dar nome para o meu mangá
    Muito obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir