;

sábado, 17 de novembro de 2012

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 4: Tipos de rostos e expressões

Depois de muito tempo sem postar nesta série, eu voltei. Como prometido no capítulo 3, eu vou colocar alguns tipos de rosto, tipos de nariz, boca, olhos, orelhas. E vou colocar também alguns modos de expressões faciais.
As imagens são importantes, então se algumas delas não carregar atualize a página. 

Olhos
Primeiro, os olhos. "Os olhos são as janelas da alma". Isso é verdade, os olhos são muito importantes. Tanto que no estilo mangá os olhos são bem grandes, para poder expressar mais emoção.
É claro, você pode colocar bolinhas como olhos, mas não dar o efeito retira a realidade e emoção do personagem.
Agora vou ensinar como eu faço um olho:






Nariz
O nariz, embora menos que os olhos, também é importante. O nariz também serve como modo de ifentificar o personagem, isso se ele for único.
Os desenhos mais comuns de nariz, podem ser feitos com um risco curvo de pé, geralmente partindo de um dos olhos, ou mesmo do espaço entre eles. Depois faça uma outra curva perpendicular a esta última. Você pode também fazer um outro risco do lado, indicando o orifício do nariz.


Outro jeito, é fazendo apenas um "bico", pontudo ou arredondado, com dois riscos perpendiculares.



Você pode fazer narizes do tipo ossudo, e para isso é só colocar mais um risco paralelo ao primeiro.



Eu percebi que os mangakás usam vários tipos de narizes diferentes. Akira Toriyama faz, em alguns casos, apenas os dois riscos perpendiculares (primeira imagem lá de cima), ou talvez só uma covinha. Masashi Kishimoto faz como o primeiro jeito que ensinei, porém com a ponta arredondada (segunda imagem).
Veja agora alguns tipos de narizes que eu fiz. Você pode copiá-los ou usá-los de base. Esses incluem tipos exóticos, que eu retirei de outros personagens existentes de vários mangás.









Boca
Essencial para expressar sentimentos. Eu costumo dizer que a boca de um personagem de mangá desafia todas as leis da realidade. E é verdade. Você pode exagerar na boca sem problemas. Ela pode descer, ultrapassando o queixo, em casos de espanto; pode se abrir anormalmente no caso de uma bronca; ou até mostrar toda a arcada dentária em um único sorriso. 
Você pode fazer uma boca com um simples risco, e isso não é problema. Pode desenhar os lábios também. 
Uma dica minha: cuidado ao desenhar lábios. Em homens pode ficar bem estranho! Em mulheres tudo bem, mas em homens você pode apenas colocar traços fraços, deixando os lábios finos, ou só colocar a covinha de cima do lábio e a linha abaixo.
Na hora de fazer um sorriso, amplie bem a boca e faça um risco cortando-a ao meio. Se quiser pode fazer alguns, apenas alguns para não estragar, detalhes dos dentes.
Veja alguns exemplos de bocas, inclusive uma com um grande sorriso e outra com raiva:







Orelhas
Sinceramente, odeio desenhar orelhas. Por mim os personagens ficavam sem elas, mas não dá, né...
É mais ou menos assim, consigo desenhar uma orelha de boa, mas a outra fica toda desigual! E a orelha que eu desenho é simplesmente o risco meio ovalado. Eu não costumo desenhar os detalhes dela, por que fica uma coisa estranha, algo como uma coisa enrugada ou cheia de cortes. Mas, enfim, ela é essencial também. Geralmente as orelhas são iguais entre todos os mangakás, porque não tem como mudar muito mesmo.




Expressões faciais
Um das partes mais importantes dos mangás, e é também uma de suas características mais marcantes. Veja alguns tipos:

Felicidade
A expressão de felicidade é uma das mais simples de se fazer. E a boca é a mais importante aqui. Se quer um simples gesto de felicidade, coloque a boca arqueada, com a concavidade para cima. Agora, se você quer um super-sorriso, abra bem a boca do personagem, com formato mais ou menos de ovo de cabeça para baixo.



Tristeza
Outro tipo muito usado, e um dos mais simples. É quase o oposto da felicidade, colocando o risco arqueado com a concavidade para baixo. Cuidado, pois se você exagerar nos olhos pode mudar de tristeza para raiva. Para manter a tristeza, as sobrancelhas devem ficar arqueadas de lados opostos, como na imagem a seguir.



Raiva
A raiva é quase igual a tristeza. O que muda são as sobrancelhas, elas ficam mais ou menos como um "V", com as pernas um tanto separadas:
Para complementar você pode colocar alguns efeitos, como riscos no rosto (não gosto muito de usar) ou uma veia salientando na testa, por exemplo. Outra dica é colocar a boca aberta, e afiar os dentes. Você também pode deixar os olhos sem íris, todos brancos. Veja as imagens:



Choro
Para fazer uma pessoa quase chorando, faça os olhos redondos e ondulados. Coloque um acúmulo de lágrimas na base deles. O nariz pode ter uma gota escorrendo. E a boca também fica ondulada. Se quiser deixe os olhos brilhantes.


Para o choro em si, temos 3 tipos: um choro de tristeza, um choro de alegria e o choro exagerado. Para o choro de tristeza 
Para o choro de alegria, faça os olhos arqueados e a boca bem aberta, como se o personagem estivesse feliz. Depois faça linhas onduladas saindo dos olhos e do nariz, são as lágrimas.

Admiração
Quando o personagem fica impressionado com algo, existem características comuns para isso. Coloque os olhos virados para está a "coisa impressionante", e, no lugar da íris, coloque estrelas de quatro pontas, com encontros meio arredondados, como se fosse o brilho dos olhos. A boca também deve ficar bem aberta.



Paixão
Quando um personagem se encanta com a beleza de outro, acontece algo que eu acho muito engraçado. Os olhos se transformam em coração, a boca cai até passar os limites do queixo. E de vez em quando acontece o fato chamado "sangramento nasal", cujo sangue pode sair em jatos e gotas.

Tédio
Para mostrar uma cara de tédio ou decepção, faça os olhos como semi-círculos. A íris deve estar bem lá em cima, mostrando metade delas também. A boca também é um semi-círculo, porém com a ondulação para cima. Se quiser pode fazer uma gota bem grande na testa, ou vários riscos no mesmo lugar.







Chegamos ao fim da quarta parte. Novamente peço desculpas pela não-perfeição dos meus desenhos.

Na próxima, vou ensinar a desenhar o corpo.

Não se esqueça de curtir Universo Animangá no Facebook!

Até a próxima postagem!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. http://4image.kgngames.com/img/101382154860.jpg o primeiro esboço do personagem principal da minha fanfic o Tommy ta meio ruim porque é só um esboço

    ResponderExcluir
  2. Quando ensina a desenhar o corpo? Gostei muito dos tutoriais, ensinaram-me coisas novas acerca de manga! ;)

    ResponderExcluir