Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 12 de junho de 2012

Os Mangakás: Eiichiro Oda

Um dos maiores mangakás atuais é, sem dúvida, Eiichiro Oda. Vamos ver agora a biografia deste grande gênio!

Eiichiro Oda nasceu em 1 de janeiro de 1975 numa cidade chamada Kumamoto, na província de mesmo nome, Kumamoto. Desde criança ele era apaixonado por histórias de vikings e sonhava em um dia escrever e desenhar um mangá sobre esse tema.
Quando ainda era jovem enviou um desenho de um personagem que criara, o Pandaman, a um mangá chamado Kinnukuman. O personagem foi usado em um capítulo do mangá.
Então ele sabia que poderia ser um mangaká. Criou um mangá chamado Wanted! e enviou para ser publicado. Esse mangá lhe rendeu vários prêmios, inclusive um que leva o nome do lendário Osamu Tezuka. 
Em 1994, por causa dos prêmios que ganhou, ele foi chamado pela Weekly Shonen Jump para ser assistente do mangaká Shinobu Kaitani, no trabalho Midoriyama Police Gang. Enquanto trabalhava como assistente para vários mangakás, ele passou a se interessar por piratas. Então começou a escrever pequenas histórias de piratas, chamadas Romance Dawn.
E, em 1997, Oda apareceu com seu novo trabalho, baseado na Romance Dawn que escrevia: e este novo mangá se chamava One Piece. Quando One Piece foi lançado pela Shonen Jump o mangá virou febre no Japão e viria a se tornar o mangá mais vendido de todos.
Oda inspirou-se em piratas de verdade para fazer alguns de seus personagens. E, além de piratas, se inspirou em seus ídolos. O nome Marshall (de Marshall D. Teach) é o nome verdadeiro do rapper americano Eminem. Podemos ver também homenagem nos desenhos, como o personagem Jango que é quase igual ao Michael Jackson. Seu antigo personagem, Pandaman, também passou a ser coadjuvante, aparecendo por trás das cenas em One Piece.
Além de Eminem e Michael Jackson, Oda também é fã de Avril Lavigne, tanto que foi ela a cantar a música tema de One Piece Film Z.
Ele disse em entrevistas que seu vilão preferido de One Piece é "Buggy, o Palhaço" e que sua inspiração nos mangás vem de Akira Toriyama (criador de Dragon Ball). Inclusive ele já trabalhou em parceria com Toriyama na crianção de um one-shote chamado Cross Epoch em que personagens de One Piece e Dragon Ball aparecem juntos.
Oda é casado com Chiaki Inaba, que ajuda em seus trabalhos e já fez cosplay da personagem Nami em festas da Shonen Jump.


                                                    Capa do volume 1 de One Piece da Panini.

             Capa de Midoriyama Police Gang, mangá que teve a ajuda de Oda na produção


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário